Implantes dentários: efeitos colaterais

Escrito por michelle leach | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O processo de substituir um dente por um implante dentário artificial requer uma cirurgia. Como em qualquer cirurgia, seu corpo pode levar horas ou dias para se recuperar do procedimento. É importante saber o que é normal no pós-operatório e o que pode justificar uma chamada ao dentista.

Outras pessoas estão lendo

Inchaço

Gengivas e rosto inchados estão entre os efeitos colaterais mais mencionados pelo dentista. O inchaço tem sua fase crítica dentro das primeiras 48 horas e geralmente começa a diminuir após este período. O inchaço pode ser acompanhado de um enrijecimento do maxilar - causado pelo próprio inchaço, de acordo com a Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilofaciais - Cirurgiões Orais de Kentucky certificados (American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons - certified Kentucky Oral Surgeons). Se o inchaço não ceder através da aplicação local de gazes umedecidas ou gelo e piorar após dois dias, você precisará entrar em contato com seu dentista.

Equimose

Há uma grande chance de surgirem manchas roxas e amareladas em sua face e gengivas no pós-cirúrgico, de acordo com a Mayo Clinic. Não se alarme se estas manchas parecerem migrar de sua face para seu pescoço e ombros. É uma resposta normal do pós-operatório que ocorre quando os tecidos são mexidos na cirurgia.

Dor

Provavelmente você já espera sentir dor no local onde o implante for colocado - e você tem razão em assumir isto. A dor pode sinalizar um problema se parecer aumentar em 24 a 48 horas após o procedimento. Você precisará de analgésicos ou, na pior das hipóteses, poderá ser sinal de uma infecção desagradável, de acordo com o Dr. Clarence Lindquist do Centro de Cirurgia Oral e Maxilofacial e Implante Dentário de Washington, D.C. (Oral & Maxillofacial Surgery & Dental Implant Center of Washington, D.C.).

Infecção

Você poderá ser um dos poucos a ter uma infecção se experimentar aumento de dor, acompanhado de aumento de inchaço, febre acima de 38 graus Celsius, mau hálito ou gosto ruim emanando do local do implante. Será necessário entrar em contato com seu dentista.

Nervo danificado

Ainda mais raro que uma infecção, de acordo com a Colgate, é o nervo ter sido danificado durante a cirurgia. Se isto acontecer, você saberá. Ou você sentirá dor ou não será capaz de sentir seus lábios, queixo ou língua. Geralmente, o dano no nervo ocorre quando o dentista corta o nervo com uma broca, já que está tentando substituir um dente no maxilar inferior. Normalmente a dormência é de curta duração mas, algumas vezes, pode ser permanente.

Fratura do maxilar

Outra casualidade de um procedimento revolvendo em torno de um implante de dente inferior pode ser uma fratura, quando o osso do maxilar é danificado durante a cirurgia. Dor da articulação da mandíbula, conhecida como D-ATM (disfunção da articulação temporomandibular), pode ter também um resultado indesejado, de acordo com os Cirurgiões Orais de Kentucky (Kentucky Oral Surgeons).

Sinusite

Quando um dente superior é implantado, há uma leve chance de sofrer danos em suas cavidades paranasais, de acordo com a Colgate. O dano ocorre quando o cirurgião broqueia acidentalmente através do osso maxilar e entra nas cavidades aéreas paranasais, resultando em infecção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível