Mais
×

Como impor respeito quando alguém o está depreciando

Atualizado em 17 abril, 2017

Impor respeito à alguém que o esteja depreciando é um desafio difícil de encarar. O desrespeito e a depreciação podem esmagar o seu espírito e atitude positiva.

Instruções

  1. Pare o que estiver fazendo ou dizendo e fique em silêncio. Responder ou tentar elevar sua voz sobre a voz da outra pessoa só resultará em mais frustração. Ficar em silêncio permitindo que seus pensamentos sejam organizados focalizará a atenção em você, atitude necessária para impor o respeito.

  2. Respire fundo algumas vezes. Isso ajudará a centralizar sua energia e focalizar sua mente no que deseja fazer e dizer. Estar calmo, centrado e focado nas suas ações e palavras ajudará a garantir a devida imposição de respeito.

  3. Use sua linguagem corporal para expressar seus sentimentos. Erga-se, faça contato visual e fale em tom claro, calmo e firme. Uma postura desleixada ou um cochicho indicarão que você não está confiante e as pessoas geralmente não respeitam quem não é confiante.

  4. Levante-se para ajudar a colocar o foco em você e no que tem a dizer. Olhe por todo o cômodo e faça contato visual com cada pessoa presente. Use um tom firme de voz e palavras ao comentar sobre seus sentimentos e desejos de ser respeitado pelos outros.

  5. Comente o quanto você se sente magoado e entristecido ao ser desrespeitado. Explicar suas emoções e como as pessoas as estão afetando pode ser o suficiente para que todos compreendam o problema causado por esse comportamento.

  6. Diga a cada pessoa: "eu mereço respeito tanto quanto você. Não estou desrespeitando ninguém, então não me desrespeite". Use uma voz calma, mas firme, ao declarar isso e continue a fazer contato visual. Isso expressará poder e confiança, dois traços necessários para impor respeito aos outros.

  7. Retire-se por alguns minutos, caso o desrespeito não pare imediatamente. Retirar-se da situação não só impedirá que você continue a ouvir as palavras cruéis das outras pessoas, mas também mostrará que você não ficará no local sendo alvo desse comportamento.

  8. Retorne à situação. Retornar após retirar-se pode ser o suficiente para as pessoas entenderem que o desrespeito o está afetando e que ser respeitando é um direito tanto seu como de qualquer um. Caso eles não decidam passar a respeitá-lo, considere escolher um grupo diferente de pessoas para conviver.

Dicas

  • Pratique ser firme em casa, frente a um espelho, ou interprete diálogos com um parente ou amigo para ajudar a ganhar mais confiança. Isso pode ajudá-lo a impor respeito das pessoas que o depreciam, além de sentir-se bem consigo mesmo ao saber que ao menos tentou.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article