A importância dos animais na vida dos humanos

Escrito por kristin jirovsky | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância dos animais na vida dos humanos
De amigos a fonte de alimentos, os animais desempenham papéis importantes em nossas vidas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Os animais afetam a vida de todas as pessoas, tanto das que gostam quanto das que não gostam, quer sejam a favor ou contra o consumo de sua carne. Sua presença é importante por vários motivos, seja como companheiros ou como fontes de alimento; porém, o grau de importância dado varia de pessoa para pessoa. Os animais de estimação causam um impacto positivo em nossas vidas, assim como os de carga e aqueles cuja carne é fonte de alimento. Porém, muitas vezes não percebemos a magnitude desse impacto.

Outras pessoas estão lendo

Companhia

Os animais de estimação impactam a vida dos humanos de uma forma mais íntima sendo nossos companheiros, sejam eles gatos, cachorros ou porquinhos da índia. Nada é mais confortante que ter um cachorro que lhe receba na porta de casa, um gato que se enrole em seu colo ou um porquinho da índia que guinche por petiscos.

Reabilitação

Os animais de estimação são, muitas vezes, utilizados em reabilitações. É permitido que alguns cachorros, com certificação especial, visitem pacientes em asilos, orfanatos e outras instituições destinadas ao abrigo e cuidado de pessoas. Além de ser uma atividade diferente para os residentes, um cachorro ou filhote pode conseguir fazer com que as pessoas mais introvertidas e carrancudas saiam de suas conchas. O emprego de animais com esse propósito é mais comum quando a reabilitação trata de um âmbito mais social.

Cuidados

Ter um animal de estimação é uma boa forma de ensinar às crianças como cuidar do próximo. Um animal precisa ser alimentado e abastecido de água diariamente, além de precisar receber banhos e ser treinado. Permitir que uma criança se encarregue de algumas ou de todas essas tarefas estimula a formação de seu senso de compaixão e responsabilidade.

Animais trabalhadores

Os animais também possuem um papel importante na história no que diz respeito ao trabalho. Cavalos e bois são ótimos para puxar arados nas lavouras, assim como carruagens e outros veículos durante viagens. Atualmente, os cavalos são utilizados para ganhar concursos ou em simples passeios na cidade, para famílias que vivem em zonas mais rurais.

Sustento

Muitos fazendeiros usam os animais como forma de sustento. Eles criam gado, cordeiros, ovelhas, cabras e outros animais simplesmente para viver. Muitos desses animais são fornecedores de carne ou leite, produtos que apresentam vários usos.

Alimentos

Que tal uma mordida em um hambúrguer com maionese extra? Ou uma boa porção de frango temperado com alecrim? Os animais criados em fazendas são, muito frequentemente, nossas fontes de comida. Os vegetarianos evitam esse tipo de alimento, mas ainda cedem ao leite, aos ovos e outros derivados. Já os vegans optam por não ingerir nenhum alimento relacionado a animais. Mas mesmo essas escolhas causam impactos na vida humana: restaurantes ou itens vegetarianos em cardápios são cada vez mais comuns, e muitas pessoas, mesmo que não sejam vegetarianas, escolhem diminuir o consumo de carne.

Esporte e lazer

Os animais são muito utilizados em atividades de esporte e lazer. Cachorros são utilizados para caçar faisões, codornas e outros pássaros. Alguns animais são ótimos farejadores. O hipismo e o polo são esportes que envolvem os cavalos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível