A importância de aprender a linguagem simples dos sinais

Escrito por carola finch | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância de aprender a linguagem simples dos sinais
Aprender a linguagem básica dos sinais ajuda bebês a desenvolverem a linguagem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A língua simples de sinais é baseada na "American Sign Language" (ASL, Língua de Sinais Americana), a língua da comunidade surda americana. Aprender a língua simples dos sinais é importante, pois permite que as pessoas incentivem a comunicação com bebês, conectem-se com familiares surdos e comuniquem-se com a comunidade surda, de acordo com a Associação Nacional dos Surdos. ASL é uma linguagem completa e expressada por meio de movimentos com as mãos, posicionamento corporal e expressões faciais, de acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação. As pessoas podem ir a aulas de língua de sinais ou aprender pela internet.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a comunidade surda

Pessoas surdas que se comunicam através da ASL possuem diferentes origens, mas se sentem unidas como uma comunidade pelo uso da linguagem dos sinais e de suas experiências compartilhadas. Algumas pessoas surdas nascem com perda de audição profunda, enquanto outras ficam surdas ao decorrer da vida. Pessoas surdas podem aprender a linguagem dos sinais em momentos diferentes, de acordo com a Associação Nacional de Surdos.

Fazendo sinais com bebês

Pais podem aprender fazer os sinais básicos com bebês. A linguagem de sinais possui um papel importante no aprendizado de linguagem com os bebês. A Associação Nacional dos Surdos diz que pesquisas revelam que os bebês que aprendem os sinais básicos mostram mais desenvolvimento precoce de linguagem do que as crianças que não usam a língua de sinais. A aquisição precoce da ASL pode melhorar as habilidades de comunicação de uma criança, de acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação.

As famílias de crianças surdas

Nove entre dez crianças surdas têm parentes com perfeita audição, de acordo com a Associação Nacional dos Surdos. O conhecimento da linguagem de sinais permite que as famílias de crianças surdas se comuniquem. Os pais de uma criança surda podem pedir instruções de ASL através de sistemas de intervenção precoce, como a escola da criança. O Ato Educacional dos Indivíduos com Deficiência, lei federal americana que regula sistemas de intervenção precoce, determina que os serviços de linguagem de sinais podem ser fornecidos a famílias de crianças surdas apenas com um pedido. A Associação Nacional dos Surdos diz que o aprendizado da linguagem de sinais não interfere com a habilidade da criança de aprender o discurso, e que aprender a linguagem pode ajudar a criança a melhorar sua habilidade de discurso.

Benefícios gerais para as pessoas com audição

Pessoas com audição podem se beneficiair da linguagem dos sinais lendo a linguagem corporal e entendendo os sinais não orais. Pessoas com audição podem desenvolver gestos naturais que comuniquem o que querem dizer durante discursos ou a falar com os outros, de acordo com a Lifeprint.com

Como aprender ASL

A linguagem de sinais é ensinada no ensino fundamental e oferecido no ensino médio como um crédito de língua estrangeira. Aulas de linguagem de sinais estão disponíveis para pessoas com audição que querem aprender por interesse pessoal. Os estudantes também podem ir a eventos da comunidade surda. Os dicionários de ASL e instruções de linguagem de sinais estão disponíveis na internet.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível