on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A importância de aprender novos idiomas

Você sabe falar outra língua além do português? Se a sua resposta for não, está na hora de se preocupar. Quem não fala outros idiomas pode encontrar muitos desafios, não só no mercado de trabalho, mas também no lazer. Acredite, nunca é tarde para aprender uma nova língua.

Aprender uma outra língua pode alavancar a sua carreira (PaulPaladin/iStock/Getty Images)

Teoria ou prática?

Para aqueles que querem aprender a falar outras línguas, vale lembrar que teoria e prática se complementam. Não basta estudar e se formar em um curso de idiomas. É preciso treinar. Para a atriz Bárbara Barcia, aprender francês foi essencial. Ela morou em Paris por um ano, onde aprimorou o que já havia aprendido no curso. "Eu tenho o francês que eles usam lá, as expressões dos jovens e sei como me portar para falar com alguém. Meu inglês é um inglês de curso, eu ainda quero viajar para algum país de língua inglesa para poder aperfeiçoar a língua. Me sinto muito mais confortável conversando em francês", conta ela. "As pessoas são muito mais receptivas quando você fala a língua delas, ou pelo menos tenta falar", completa a atriz.

Loading...

Sucesso profissional

No nível profissional, falar outras línguas já não é mais um diferencial. Com a globalização, saber se comunicar bem com pessoas de outros países é um pré-requisito. Quanto mais alto for o cargo desejado, mais importante é ter esse conhecimento. O inglês é considerado o idioma universal, mas não é único. Se você tem interesse em aprender outra língua, invista nisso. Estudam apontam que o mandarim pode se tornar a segunda língua mais necessária, destronando o espanhol.

O segundo idioma

A professora de inglês Daiana Perlato define a língua como "um segundo idioma". Ela acredita que "pela facilidade hoje de viajar para outros países, o inglês é essencial, independente do país visitado. Sem dúvidas a língua abre a porta da comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades". Daiana também diz que aqueles que não falam inglês e decidem viajar para os Estados Unidos podem ter problemas. "Lá, tempo realmente é dinheiro. Ou você entende o que o nativo está falando ou você perde a vez, literalmente", justifica. Por isso, se for viajar, mostre interesse e esforço em falar a língua daquele país.

Novas oportunidades

A professora Fernanda Luz, de 37 anos, acredita que o espanhol é uma ferramenta importante para conquistar novas oportunidades. "Ao estudar uma língua, aprendemos também sua cultura e, sendo o espanhol um idioma falado em tantos países e em continentes diferentes, imagina o quanto podemos nos enriquecer culturalmente", reflete Fernanda. A professora de espanhol também conta que as portas se abriram pela fluência no idioma. Ela passou a ter mais interesse em viajar e, por ser fluente, não passou apertos. "Devido à necessidade de estar em contato direto com a língua, pude conhecer vários dos países que têm o espanhol como língua materna. Sinto-me realizada pessoal e profissionalmente", conta.

Diferencial

Yara Lopes, 22 anos, é estudante de jornalismo. Ela estuda japonês e acredita que "é importante ir além do que é exigido e ter algum diferencial". Yara também chegou a fazer aulas de chinês, outra língua que tem vontade de aprender, mas conciliar o estudo de duas línguas tão complexas não é uma tarefa fácil. "Eu quis estudar japonês porque seria uma língua que poucas pessoas falam e isso me abriria portas profissionalmente. Além disso, eu sempre gostei da cultura japonesa", conta.

Enriquecimento cultural

Saber lidar e conversar com pessoas de diversas partes do mundo, além de oferecer enriquecimento cultural, ajuda o profissional a avançar na carreira. Além do curso e da prática da conversa, assistir a filmes e ouvir músicas em outros idiomas pode ajudar no reconhecimento da língua. Uma dica é, com o tempo, ousar e remover ou ignorar as legendas. Isso vai mostrar a você em que nível de aprendizado está.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...