A importância das atividades para os idosos

Escrito por linda basilicato | Traduzido por diego feijo cabral silva
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A importância das atividades para os idosos
Permanecer ativo pode ajudar o idoso a manter a saúde física e mental. (elderly/man and woman leaving hand in hand image by L. Shat from Fotolia.com)

Pessoas idosas frequentemente encontram-se com muito pouco o que fazer depois de se aposentarem ou assistirem seus filhos crescerem e irem embora. Ainda que muitos aspectos do declínio relacionado à idade sejam inevitáveis, um corpo crescente da evidência científica mostra que o envolvimento com atividades físicas, mentais e sociais pode ajudar os mais velhos a manter mente, corpo e espírito saudáveis.

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Funcionamento mental

Idosos que permanecem fisicamente ativos reduzem significativamente os riscos de declínio cognitivo, Mal de Alzheimer e demência, segundo um artigo publicado no Journal of the American Medical Association. Atividades físicas incluem caminhada, ioga, jardinagem, golfe, serviços domésticos e trabalhos de babás; tudo o que manter a pessoa em movimento regularmente é válido. Quanto mais ativos são os mais velhos, maior o benefício, desde que eles não exagerem no esforço. Outras atividades de lazer como ler, escrever, jogar quebra-cabeças, jogar cartas, praticar algum instrumento musical e visitar amigos também estão intimamente ligadas à redução do declínio cognitivo nos idosos.

Longevidade

A atividade física regular reduz a incidência de morte prematura devido a doenças crônicas como ataque cardíaco, derrame e diabetes. Ela também ajuda as pessoas a manter a densidade da massa óssea, o que pode ajudar a impedir a osteoporose. As pessoas idosas que se exercitam regularmente também são mais ágeis e alertas, o que pode melhorar a qualidade de vida e prolongar a independência por toda a terceira idade. Se você já é ativo, continue assim; pense duas vezes antes de deixar cuidadores bem-intencionados fazerem as coisas que você mesmo pode fazer. Se você esteve inativo por algum tempo, fale com o seu médico sobre formas de aumentar a sua atividade. Maneiras fáceis de acrescentar mais exercícios ao seu dia incluem o uso de um cortador de grama manual ao invés de um cortador de grama dirigível, estacionar seu carro mais longe do destino e caminhar para comprar o jornal ao invés de recebê-lo em casa.

Bem estar emocional

Atividades sociais podem ajudar a manter adultos mais velhos empenhados no mundo e perto de outras pessoas. Fazer parte de atividades em grupo e eventos sociais ajuda os idosos a manterem uma sensação de significado e propósito na vida, o que impulsionará o bem estar emocional. A falta de atividades atraentes e contato muito escasso com outras pessoas podem levar à depressão e outros efeitos negativos na saúde. Muitas organizações tais como igrejas, instalações esportivas e centros da terceira idade oferecem uma grande variedade de atividades que mantêm as pessoas idosas ativas e envolvidas com suas comunidades.

Sono

Muitas pessoas mais velhas desenvolvem distúrbios do sono à medida que elas envelhecem. Dormir muito pouco pode afetar funções mentais, níveis de energia, humor e imunidade. O exercício diário é uma maneira de manter os padrões de sono saudáveis. Dormir o suficiente ajudará os mais velhos a manterem a energia e humor necessários para que eles queiram participar de outras atividades sociais e de lazer.

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