A importância dos cães para o homem

Escrito por helen fitzgerald | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância dos cães para o homem
O cão é considerado o melhor amigo do homem há muito tempo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os cães são domesticados há séculos e têm servido como protetores e companhia, inclusive ajudando o homem em seus trabalhos. A criação e exposição de raças nobres na sociedade e em competições por todo o mundo são uma paixão antiga para muitas pessoas, e os cruzamentos para gerar novas raças ainda são feitos. Os cães podem ser bem treinados e usados em investigações forenses como cães farejadores, ajudando os policiais a encontrarem drogas e explosivos. Os cães-guia ajudam os deficientes visuais a se tornarem mais independentes, e os fazendeiros confiam nos cães para vigiar o rebanho e afastar predadores.

Outras pessoas estão lendo

Cães de trabalho

Os cães são membros ativos das sociedades desde épocas antigas; seu faro e audição apurados e os latidos imponentes eram utilizados para manter as vilas livres de intrusos. Eles são capazes de ouvir alguém se aproximando muito antes de qualquer pessoa. Os cães foram utilizados para a caça, treinados para reconhecer os cheiros das caças e buscá-las como os porcos caçadores. Outros são especialmente treinados, normalmente os labradores ou golden retrievers, para recuperar uma caça de um atirador sem danificá-la. Os fazendeiros investem bastante em cães para conduzir rebanhos e criações e para proteger a propriedade de predadores.

Cães especialistas

Cães com treinamento especializado são utilizados na ciência forense para ajudar a solucionar crimes, através de seu faro apurado, identificando explosivos, drogas ou substâncias químicas, ou até o cheiro de um indivíduo. Os cães bombeiros são utilizados para descobrir o foco de um incêndio, pois são capazes de identificar traços de inflamáveis mais facilmente do que equipamentos. Os militares usam bastante cães treinados para encontrar explosivos e localizar vestígios de inflamáveis em indivíduos ou objetos. Os cães treinados são utilizados também em postos do correio para verificar embrulhos e correspondências.

Animais para companhia

Os cães vem sendo utilizados como animais de companhia desde a sua domesticação. Os cães para companhia proporcionam estimulação mental e incentivam à pratica de exercícios em pessoas sedentárias e solitárias. Um cão faz companhia ao seu dono, e sabe-se que melhoram a vida de indivíduos inválidos ou que estão se recuperando do sofrimento de uma perda ou doença. Assim como deficientes visuais podem frequentar uma universidade, fazer compras e passear em um parque com a ajuda de um cão-guia, os cães para companhia também desempenham papéis de grande importância na vida de seus donos.

Cães de trenó

Os huskies foram usados como animais de carga por sua força e rapidez e desempenharam um papel importante na exploração e povoamento da região Antártica. Também foram utilizados para transporte de medicamentos e suprimentos, e para salvar habitantes de epidemias. Estes cães de trenó ainda são usados e também realizam disputas em eventos internacionais ao redor do mundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível