Qual a importância da comunicação em equipe?

Escrito por joey papa | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A comunicação em equipe refere-se às mensagens que são enviadas e recebidas dentro de qualquer grupo maior do que duas pessoas por meio da comunicação verbal e não verbal. A comunicação verbal é qualquer mensagem comunicada oralmente, enquanto a comunicação não-verbal é qualquer outro meio pelo qual se envia uma mensagem. Por exemplo, quando o líder do grupo faz um anúncio, ele pode comunicar verbalmente as instruções. O seu ato de caminhar mais tarde pelo grupo para verificar a equipe é um tipo de comunicação não verbal que diz "Eu estou de olho".

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

Sem a comunicação da equipe há confusão, mal-entendidos e membros insatisfeitos. A comunicação em grupo permite que as pessoas expressem-se livremente e pode fornecer informação precisa e abrangente, criando um ambiente de confiança e segurança. Quando um membro do grupo sente a liberdade em expressar sua opinião, ele se sentirá seguro na equipe.

Significância

A comunicação da equipe é importante, pois ela tem a capacidade de construir ou acabar com um grupo. Quando não há comunicação ou ela é ineficaz, a equipe sofrerá. Haverá falta de visão, motivação e propósito para sua existência. Onde há comunicação eficaz, o grupo opera com uma só mente, com um único espírito e com um objetivo comum.

Equívocos

Uma concepção errada na comunicação do grupo é geralmente verbal. Na realidade, as mensagens não verbais enviadas dentro do grupo podem ter um maior efeito sobre o moral da equipe. Por exemplo, se um líder comunica que está satisfeito com o desempenho de trabalho mas, em seguida, vira-se e sobrecarrega a equipe, a mensagem não verbal dominará a afirmação verbal.

Considerações

É importante saber o que delegar na comunicação em equipe. Toda organização próspera sabe como delegar bem, ajudando a passar a mensagem de forma mais rápida e eficiente. Se uma pessoa é a única responsável por se comunicar com uma equipe de 100, ela pode levar um longo tempo para espalhar a mensagem e cuidar de toda a comunicação precisa do grupo. Mas, se essa mesma equipe for dividida em 10 grupos menores, as necessidades e a comunicação serão mais fáceis de se gerenciar.

Função

A função da comunicação em equipe é a de capacitar e informar o grupo com uma visão e objetivo comum. Ela permite que os membros permaneçam do mesmo lado, o que aumenta a motivação e a produtividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível