A importância da contabilidade de gestão estratégica

Escrito por osmond vitez | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da contabilidade de gestão estratégica
A contabilidade registra e relata as transações financeiras (Accounting and finance image by MAXFX from Fotolia.com)

A contabilidade é a função empresarial de registrar e relatar as transações financeiras no livro-razão da contabilidade da empresa. A contabilidade financeira é o preparo de informações para usuários externos sobre a saúde financeira da empresa e as operações de negócios. A contabilidade de gestão é uma função interna de contabilidade usada para alocar os custos dos bens e serviços da empresa e preparar relatórios para decisões internas da gestão do negócio. A função de gestão de contabilidade tem sido lentamente transformada em uma função de gestão estratégica crítica.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

A contabilidade de gestão estratégica é a forma de gestão de contabilidade que foca em informações relacionadas as situações dos negócios externos, informações não-financeiras ou outras informações internas relacionadas a várias decisões de negócios. Esta transformação leva em consideração a contabilidade como um ambiente de planejamento estratégico financeiro, o qual requer contadores para incluírem cenários de negócios quando estiverem planejando e preparando informações financeiras para o uso do negócio. As empresas podem empregar especificamente contadores públicos certificados ou contabilistas de gestão certificados para avançar sua função de contabilidade de gestão estratégica.

Características

A contabilidade de gestão estratégica inclui informação econômica externa ao analisar e preparar informações financeiras. A contabilidade de gestão tradicional normalmente utiliza informações internas da empresa para auxiliar nas decisões de gestão de negócios. Incluir informação econômica externa pode ajudar a planejar as empresas nas mudanças do mercado de negócios fora do controle da empresa, como os concorrentes que entram no mercado ou a ameaça de bens e serviços substitutos competindo com a participação da empresa no mercado.

Considerações

As empresas também podem usar a contabilidade de gestão estratégica para desenvolver e implementar estratégias de liderança de custos em suas operações comerciais. Estratégias de liderança de custos comuns incluem contabilidade ou fabricação enxuta, seis sigmas ou a gestão da qualidade total. Estas estratégias ajudam as empresas a desenvolverem o menor custo operacional ou de produção na sua indústria, dando à empresa a oportunidade de passar essas economias para os consumidores. Embora as estratégias de liderança de custo podem ser difíceis de serem implementadas, a contabilidade de gestão estratégica normalmente pode estimar os lucros futuros contra os custos de implementação.

Benefícios

Usar a contabilidade de gestão estratégica para desenvolver estratégias de liderança de custo e desenvolver fortes previsões econômicas podem ajudar as empresas a melhorar a sua quota de mercado no mercado econômico. As empresas podem também ser capazes de criar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes em sua indústria de negócio ou setor. Esta vantagem significa mais lucros para a empresa e a oportunidade de expandir suas operações ou entrar em novos mercados de negócios. A contabilidade de gestão estratégica também pode determinar se uma empresa precisa desistir de certas linhas de negócios para melhorar sua margem de lucro e reduzir operações desnecessárias.

Advertência

Implementar a contabilidade de gestão estratégica pode ser um processo árduo e caro para as empresas. Os contabilistas são geralmente treinados para simplesmente recolher informações financeiras, colocar as informações no software de contabilidade e elaborar os relatórios financeiros. A contabilidade de gestão estratégica tenta mudar esta mentalidade, incluindo os contabilistas de gestão no planejamento estratégico e na tomada de decisão da empresa. Esta mudança vai contra décadas de formação de contabilidade tradicional, exigindo das empresas a desenvolver novos processos de pensamento de negócios em seus contabilistas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível