A importância da destilação na indústria alimentícia

Escrito por stephen benham | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da destilação na indústria alimentícia
A destilação é importante nas industrías de alimentos e bebidas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A destilação é o método utilizado para separar diferentes componentes de uma mistura, essencialmente através da evaporação. A destilação é usada em muitas indústrias, mas ela apresenta especial importância na indústria alimentícia. Existem diversos tipos de processos de destilação, dependendo de qual componente da mistura inicial é desejado.

Outras pessoas estão lendo

História

Historiadores e pesquisadores consideram que a destilação remonta à milhares de anos atrás, mas a primeira evidência real de seu uso vem dos gregos alquimistas, que produziam bebidas potentes, que hoje nós conhecemos como álcool. Embora a tecnologia moderna tenha aperfeiçoado os métodos de destilação, o processo em si não mudou muito ao longo de milhares de anos.

Visão geral

A destilação é um processo de evaporação e cristalização, que concentra efetivamente o produto remanescente, sendo essencial nas indústrias de alimentos e bebidas. Um simples exemplo é uma panela de água salgada fervendo. Conforme a água evapora, o liquido remanescente fica mais salgado; eventualmente toda a água evapora e restam os cristais de sal. Esse processo é, de certa maneiram o mesmo usado na produção do sal marinho pela indústria alimentícia. Em uma escala industrial, o processo é complexo; por exemplo, o vapor que evapora do liquido pode ser condensado e usado para outros propósitos, como no caso da produção do álcool.

Tipos de destilação

O método principal de destilação é conhecido como destilação contínua, que, como o nome sugere, é um processo continuo, considerado o método de destilação tradicional. Existem três outros tipos principais, usados na indústria de alimentos e bebidas: destilação à vapor, à vácuo e por lote. A destilação em lote é a forma mais simples de destilação, onde o liquido ferve e o vapor resultante é condensado para uso posterior. A destilação à vapor introduz vapor d'água no processo, o que permite que ele ocorra em temperaturas mais baixas, do que aquelas em que o líquido geralmente entraria em ebulição, sendo usada em casos em que a fervura poderia causar uma separação indesejada de substâncias. A destilação à vácuo é uma versão avançada da destilação à vapor. No vácuo, a pressão do ambiente é reduzida, e portanto o ponto de ebulição de um líquido é ainda mais reduzido.

Usos da destilação

A destilação pode ser usada para uma variedade de propósitos na indústria alimentícia, tais como remoção da cafeína de grãos de café e produção de água destilada. No entanto, o uso mais importante da destilação é a produção de álcool puro para a fabricação de bebidas alcoólicas como o whisky e gin. Embora o álcool possa ser formado por fermentação natural, esse processo não produz as quantidades necessárias. A destilação, por sua vez, acelera o processo substancialmente. Por outro lado, a destilação também é usada na produção de cervejas não alcoólicas, removendo o álcool da bebida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível