A importância econômica do turismo na Índia

Escrito por becky salmela haase | Traduzido por priscilla medeiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância econômica do turismo na Índia
O turismo é uma parte vital da economia indiana (india image by creative from Fotolia.com)

Em todo o mundo o turismo gera benefícios econômicos em cidades e países. Ele também oferece trabalho para os residentes locais, beneficiando ainda mais o local. A Índia aprendeu que esse é um setor bastante lucrativo. Graças à sua crescente economia e a sua promoção como um país diverso e rico em cultura, a indústria de turismo na Índia gera bilhões de reais para a economia doméstica a cada ano.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a Índia

Mais de 60 anos após a sua independência da Grã-Bretanha, a Índia se desenvolveu como um país importante na economia mundial. Com números baseados em 2010 mais de 1,1 bilhão de pessoas vivem na Índia, fazendo com que seja o país mais populoso depois da China. Nova Deli é a capital política do país, embora Mumbai seja o centro econômico.

A importância econômica do turismo na Índia
Nova Deli é a capital da Índia (delhi image by ralf werner froelich from Fotolia.com)

A economia indiana

Embora a maioria da população seja rural e ainda trabalhe na agricultura, a economia baseada em prestação de serviço trouxe um desenvolvimento rápido ao país, especialmente nos últimos 20 anos, quando os mercados foram liberalizados. O setor de serviços emprega cerca de 30% da força de trabalho, mas gera a metade da renda. Além disso, a Índia depende dos trabalhadores com educação e que falam inglês para desenvolver um bom setor de tecnologia. O turismo é uma parte crescente da economia com aumento de ganhos de mais de 17% desde 2009.

A importância econômica do turismo na Índia
O turismo vem se tornando cada vez mais uma parte vital da economia (indian currency image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)

Razões para o crescimento

Por meio do Ministério do Turismo, o governo indiano desenvolveu um plano de ação nacional para que o turismo seja desenvolvido como parte da economia. O plano busca promover o turismo como um modo de aumentar o desenvolvimento sócio-econômico, aumentar a taxa de emprego, preservar a herança nacional e o meio ambiente, além de promover a visita de turistas nacionais e internacionais ao país para aumentar sua participação no mercado de turismo mundial.

A importância econômica do turismo na Índia
O governo indiano tem um papel importante na promoção do turismo (india flag button image by Andrey Zyk from Fotolia.com)

Turismo estrangeiro na Ínida

Em 2006, mais de 4 milhões de turistas visitaram a Índia, gastando o equivalente a R$ 18 bilhões e esse valor aumentou cerca de 22%, a cada ano, entre 2006 e 2009. Graças novamente aos setores de tecnologia e serviços, os viajantes internacionais de negócios estão indo cada vez mais para Índia. De acordo com Economy Watch, os turistas internacionais gastam mais na Índia do que em qualquer outro país. Eles são atraídos pela diversidade cultural, templos, cenário e festivais. Cada região oferece algo diferente aos visitantes, do Taj Mahal a Nova Deli no norte, da caótica Mumbai, no oeste, aos centros religiosos de Veranasi no centro e muitas praias e cidades na costa.

A importância econômica do turismo na Índia
O Taj Mahal é uma das atrações mais famosas (taj mahal palace in delhi,india image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Viajantes indianos

Não só mais turistas internacionais têm ido à Índia, mas também seus próprios cidadãos estão viajando mais. O crescimento econômico do país aumentou a classe média e esse grupo tem contribuído muito para as viagens domésticas, graças ao aumento de 10% de renda entra entre 2001 e 2006.

A importância econômica do turismo na Índia
Os indianos são uma parte crescente do setor de turismo do país (india image by giantorre from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível