Mais
×

A importância da estrutura organizacional

Atualizado em 17 abril, 2017

A importância de uma estrutura organizacional implica em ajudar os empresários, executivos e empreendedores a conceituar, visualizar e construir um sistema hierárquico para ser implementado em sua organização. Por exemplo, blocos de construção de uma estrutura organizacional incluem cadeia de comando, extensão de controle, departamentalização, distribuição de autoridade e nível de organização.

A estrutura da empresa determina o sucesso dos negócios (business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Cadeia de comando

Uma estrutura organizacional envolve uma cadeia de comando que determina e define cargos, quem toma as decisões e quem é responsável por várias funções de trabalho.

Extensão de controle

Extensão de controle determina e quantifica o total real de funcionários que um gerente supervisiona.

Departamentalização

Departamentos dentro de uma estrutura de organização são seções estruturais divididas em setores funcionais (como departamento de vendas) relevantes para tarefas específicas. Determinar quais atividades, tarefas e talentos devem ser agrupados para alcançar melhor o objetivo da produção é chamado o processo de departamentalização.

Distribuição de autoridade

A distribuição de autoridade determina se aquele que toma decisões está concentrado entre algumas figuras de alto nível, vistas comumente em organizações burocráticas ou é a autoridade compartilhada e distribuída por vários departamentos trabalhando junto às suas tarefas correspondentes.

Nível da organização

Nível de organização define quantos departamentos, divisões e classes existem entre os níveis mais altos e mais baixos de uma organização.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article