A importância da ética e da moral

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por ronaldo moretti
A importância da ética e da moral

Esse mural público exemplifica o modo de exibição que é ético para cuidar de idosos e feridos

people graffiti image by michele goglio from Fotolia.com

Ética e moral ajudam as pessoas a fazer boas escolhas. Diferentes códigos de ética fornecem várias normas para classificação e resolução de questões morais. Os ideais éticos podem vir de filósofos antigos, figuras religiosas, modernos estudiosos, filósofos e crenças pessoais. Embora diferentes em cada filosofia específica, cada tipo de código de ética contém valores importantes.

Outras pessoas estão lendo

Função

O direito ético e moral de tomada de decisão e regular como as pessoas devem se comportar em uma determinada cultura. Todo mundo tem um código ético pessoal ligeiramente diferente, derivado de fontes históricas e espirituais e da experiência individual. As pessoas dependem de padrões éticos para guiá-las através da rotina e de situações inusitadas. Regras éticas e práticas virtuosas dependem de padrões morais como base. A ética e a moral ajudam a evitar a anarquia em nações e culturas.

História

Os antigos filósofos gregos, Sócrates, Aristóteles e Platão, que escreviam nos séculos 4º e 3º a.C., estavam entre as primeiras pessoas a registrar conversas sobre ética e moral. Cada filósofo tinha uma opinião diferente sobre a importância da ética. Sócrates acreditava que os bons costumes são necessários para a felicidade. Aristóteles acreditava que as virtudes são prescritas e impostas pela sociedade em benefício da sociedade. Platão acreditava que a bondade é uma característica humana inerente. Durante a idade média, a filosofia moral cristã foi uma influência principal na visão ocidental sobre a ética e moral. Muitos filósofos modernos de ética tendem a concentrar-se na igualdade, liberdade e dever comum.

Tipos

A ética utilitarista se esforça para fazer o melhor, ou pelo menos a menor quantidade de dano. A ética de direitos baseia as decisões sobre o conceito de direitos humanos fundamentais, como liberdade, dignidade, respeito e verdade. A ética da justiça centra-se na igualdade para cada pessoa, se todas as outras coisas forem iguais em suas situações. A ética do bom senso dita quais ações criariam a melhor comunidade. A ética da virtude incentiva as pessoas a agir de acordo com os melhores aspectos de suas personalidades, supondo que cada um tenha a capacidade de agir com prudência, honestidade, coragem e equidade.

Efeitos

A ética e moral ajudam a evitar que pessoas ajam de forma a prejudicar outros. A ética e moral encorajam a tomar decisões benéficas, respeitosas e justas. Elas incentivam a igualdade e o bom senso. Uma perspectiva ideal é que uma pessoa faça escolhas baseadas primeiramente na ética e, em seguida, na legalidade e, finalmente, na eficiência. Ou seja, se duas escolhas são igualmente éticas, você deverá escolher a mais justa. Se ambas as opções são igualmente legais e éticas, deverá escolher a mais eficiente. Esse é o tipo de questão que tem ocupado moralistas e pensadores éticos desde a antiguidade.

Equívocos

Muitas pessoas pensam que agir legalmente é o mesmo que agir eticamente. É verdade que bons governos, em geral, criam leis éticas, mas nem todas as leis baseiam-se na ética. Por exemplo, pode ser antiético seguir as leis de um ditador tirânico. Leis éticas podem servir como linhas de base morais. De acordo com o filósofo ético Immanuel Kant, ações éticas não são inatas ou instintivas. Considerando que o instinto está preocupado principalmente com a autopreservação, a moralidade e o pensamento ético promovem a conservação, o bem-estar e a felicidade, conforme acreditava Kant.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media