Saúde

Importância dos exames de sangue de rotina

Escrito por maggie lynn | Traduzido por mari mieko
Importância dos exames de sangue de rotina

Exames de sangue laboratoriais saõ realizados para adquirir informações sobre doenças

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Exames de sangue de rotina são utilizados para avaliar a saúde geral de uma pessoa e a condição do sangue. Durante um teste de laboratório, o sangue é extraído a partir de uma veia, utilizando uma punção venosa ou picada no dedo, e testado para a contagem de células vermelhas e brancas, contagem de plaquetas e qualidade de hemoglobina. Através destes resultados, é determinado se o sangue está normal. Se não estiver, isso pode ser sinal de um problema e outras avaliações serão necessárias.

Fatos sobre o sangue

O sangue transporta oxigênio e nutrientes vitais através de todo o sistema corporal. Ele também absorve resíduos e toxinas e transporta-os para o sistema digestório, de modo que o corpo possa se livrar deles. O sangue é composto de células vermelhas e brancas que flutuam em um fluido chamado de plasma sanguíneo. O plasma também contém proteínas, sais e plaquetas. A plaquetas ajudam na coagulação quando ocorre uma lesão na pele, para que não sangremos até a morte.

Significado

Como o sangue circula por todo o corpo, ele pode ser muito revelador quando algo não está certo. Além disso, quando algo está errado com o sangue, outras partes do corpo são afetadas. Exames de sangue de rotina geralmente são rápidos e fáceis. Os resultados podem ser extremamente benéficos na determinação de qualquer condição médica subjacente. Se você ou um médico suspeitar que há algo errado com a sua saúde, um exame de sangue poderá ajudar a descobrir.

Condições

Exames de sangue podem ser o primeiro passo para determinar se um paciente tem câncer, tuberculose, doença reumática, anemia, danos no fígado, hipotireoidismo ou problemas de contagem de plaquetas. Às vezes, os resultados são anormais, mas todas estas condições são descartadas. Isso significa que mais testes são necessários para descobrir o problema. Às vezes, não há nada de errado e a pessoa só tem o sangue geneticamente atípico.

Tipos de exames de sangue

Há quatro testes diferentes que se enquadram na categoria de exames sanguíneos de rotina. Eles são CT, CD, VHS e Hb. O seu médico irá decidir qual teste é melhor para você. CT significa contagem total e determina a quantidade de glóbulos brancos no sangue. Essas células aumentam quando uma infecção está presente, ou seja, se a contagem de glóbulos brancos está elevada (mais de 10.000 mm / cúbico de sangue), isso significa uma infecção. Pacientes com câncer têm contagens extremamente altas. CD significa contagem diferencial e testa a consistência das células brancas do sangue. Se elas têm um tamanho e forma anormal, pode significar câncer. VHS representa a velocidade de hemossedimentação. Isto mede o grau de sedimentação de glóbulos vermelhos. Se os resultados são anormais, pode significar tuberculose ou doença reumática. Hb significa hemoglobina e testa a quantidade de glóbulos vermelhos. Quantidades anormais podem significar anemia ou deficiência de ferro.

Contagem de plaquetas

Exames de sangue também contam a quantidade de plaquetas. Uma baixa quantidade pode significar doença hepática ou pode simplesmente ser genético. Nesse último caso, pode causar excesso de sangramento depois de uma lesão, porque o sangue não coagula bem. Já uma quantidade elevada de plaquetas coloca a pessoa em risco de ter coágulos sanguíneos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media