A importância do ferro na sua dieta

Escrito por pedro santos
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A importância do ferro na sua dieta
As carnes vermelhas são importantes fontes de ferro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Componente essencial para uma alimentação equilibrada e saudável, o ferro é um nutriente fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. Esse mineral está relacionado às hemoglobinas de nosso organismo, que são responsáveis por transportar oxigênio para nossas células. Uma pessoa com deficiência de ferro no corpo apresenta um quadro de anemia, que pode evoluir para estágios mais sérios. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil possui alta incidência de anemia por deficiência de ferro, atingindo 50% em crianças com menos de dois anos. A forma mais eficiente de manter os níveis de ferro saudáveis em nosso organismo é via alimentação balanceada.

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Função biológica

O papel biológico do ferro está basicamente relacionado à síntese de células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar oxigênio para todo o nosso organismo. Dessa forma, é possível dizer que sem a presença do ferro não há vida. Isso porque a hemoglobina presente em nosso sangue só consegue absorver e transportar o oxigênio para os tecidos de nosso organismo graças à presença de átomos de ferro que se ligam com os de oxigênio. Sem contar em outras funções complementares como a respiração celular e, consequentemente, crescimento e multiplicação das células. Além de estar relacionado com a capacidade de nosso corpo desenvolver resistência imunológica.

A importância do ferro na sua dieta
O ferro está presente em nossa hemoglobina e ajuda a transportar oxigênio (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Alimentação

Basicamente, podemos consumir ferro a partir de alimentos de origem animal e vegetal. A fonte mais abundante de ferro é de origem animal e se encontra na carne vermelha. Apesar de estar associada aos problemas cardíacos, a carne vermelha de boi pode fornecer ferro suficiente desde que consumida com moderação. Entre os alimentos de origem vegetais, são boas fontes de ferro as folhas escuras como agrião e couve, vegetais leguminosos, especialmente os feijões, lentilha e grão-de-bico, e também frutas secas como nozes e castanhas. Em alguns lugares, já é possível encontrar ovos e leite fortificados com ferro.

A importância do ferro na sua dieta
Leguminosas como o feijão são boas fontes de ferro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Faixa etária e sexo

Um aspecto que define a quantidade de ferro necessária para uma vida saudável é a faixa etária e sexo. As necessidades diárias de ferro variam. Em um homem adulto saudável são necessários 10 mg por dia. Já as mulheres adultas precisam de 15 mg. Durante a infância, a necessidade de ferro é maior graças à ingestão alimentar, média de 6 a 12 mg de ferro diários. Na adolescência, especialmente no caso dos meninos, é preciso de mais ferro para acompanhar o crescimento dos ossos. Mulheres grávidas precisam de 30 mg diárias. Importante destacar que o consumo exagerado de ferro gera desconfortos gastrointestinais, principalmente quando consumidos como remédio.

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A necessidade de ferro varia entre faixa etária e sexo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Deficiência de ferro

A deficiência de ferro pode acontecer quando a quantidade absorvida é insuficiente. Se esse quadro se mantiver por muito tempo, os estoques de ferro no nosso organismo acabam e os níveis de hemoglobina se alteram perigosamente dependendo do tempo de privação. A anemia é o estado do organismo no qual a hemoglobina fica baixa de forma anormal. Já a anemia por deficiência de ferro pode ser causada tanto por baixa absorção do ferro quanto por problemas genéticos. Os sintomas imediatos são: fadiga, palidez e falta de apetite. O tratamento deve ser feito via ingestão de ferro, seja por uma alimentação balanceada ou via medicamentos.

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Palidez, fadiga e falta de apetite são sintomas da anemia, a falta anormal de ferro no organismo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

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