Conhecimento

A importância dos fósseis

Escrito por liz veloz | Traduzido por antonio silva

Os fósseis são vestígios de uma vida antiga. Para muitas pessoas a palavra "fóssil", provavelmente, evoca a imagem de restos de ossos ou cascas, mas os fósseis podem assumir muitas outras formas. Uma impressão de uma folha, um inseto preservado em âmbar ou uma pegada são exemplos de diferentes tipos de fósseis. Cientistas usam fósseis para reunir informações sobre a vida e as relações evolutivas de organismos, para a compreensão de mudanças geológicas e, até mesmo, para a localização de reservas de combustíveis fósseis.

Os fatos

Os fósseis mais antigos da Terra são datados de 3,8 bilhões de anos ou quase um bilhão de anos mais jovens do que o próprio planeta. Plantas, animais e insetos podem deixar restos fossilizados, mas os organismos que são de corpo completamente gelatinoso, como medusas, são menos propensos a deixar fósseis. Partes mais duras do corpo, como os dentes, ossos e concha são mais susceptíveis a serem preservados.

Olhando para o passado

Restos fósseis podem nos dar conhecimento sobre como as plantas e animais pré-históricos obtinham alimentos, se reproduziam e, até mesmo, como eles se comportavam. Às vezes, os fósseis podem, também, proporcionar evidência de como ou porque o organismo fóssil morreu.

Datar os estratos da Terra

Fósseis não são utilizados somente para compreender organismos individuais. Geólogos também os usam para o que é chamado de correlação bioestratigráfica, o que permite aos pesquisadores combinar camadas de rocha, em locais diferentes, por idade, com base em como os fósseis são semelhantes em cada camada. Essa informação pode ser usada para ajudar a compreender quando as diferentes camadas de rocha foram formadas, mesmo quando grandes distâncias as separam.

Alterações documentadas

Interpretação ambiental, ou a compreensão de como a Terra mudou ao longo do tempo, é outra área em que os fósseis fornecem evidência de valor inestimável. O tipo de fóssil encontrado em um determinado local nos diz que tipo de ambiente existia quando o fóssil foi formado. Por exemplo, se você encontrar fósseis de animais marinhos, como braquiópodes, no arenito do seu quintal, você saberá que, onde sua casa está agora, provavelmente foi um oceano.

Fósseis e petróleo

Os fósseis também têm aplicações práticas e comerciais. O óleo usado em nossa energia e indústrias de plásticos tende a se acumular em determinados tipos de camadas de rocha. Como os fósseis podem ser usados ​​para compreender a idade das diferentes camadas de rocha, como descrito acima, o estudo deles pode ajudar os trabalhadores a localizar reservas de petróleo e gás. E, por isso, o carvão, petróleo e gás são chamados "combustíveis fósseis", já que eles são formados a partir de restos orgânicos de organismos pré-históricos

Evolução

Talvez, uma das funções mais importantes dos fósseis, em uma perspectiva científica, é a de que eles constituem uma linha de evidência para a compreensão da evolução. Usando as informações reunidas a partir de evidências fósseis, os cientistas podem reconstruir os tipos corporais dos animais que não existem mais e montar uma "Árvore da Vida". Assim, eles descrevem as relações evolutivas entre organismos.

O registro fóssil

Fossilização é um processo relativamente raro. A maioria dos organismos não são preservados no registro fóssil. Como os organismos de corpo gelatinoso, por exemplo, geralmente não formam fósseis, pode haver "lacunas" no registro fóssil. Muitos depósitos excepcionais de fósseis, no entanto, fornecem uma visão detalhada do passado e permite aos cientistas reunir um quadro mais completo da história da vida na Terra.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media