Importância da Fotossíntese para a Terra

Escrito por jim jansen | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Importância da Fotossíntese para a Terra
A fotossíntese providencia a energia necessária para a vida na Terra (herbe image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

A atmosfera terrestre contém muitos gases diferentes. Dois deles que são especialmente importantes para os organismos vivos são o oxigênio e o dióxido de carbono. Esses dois gases são usados durante a respiração e fotossíntese, e a atmosfera deve ter um balanço adequado de ambos os gases a fim de a vida seja possível.

Outras pessoas estão lendo

Dióxido de carbono e fotossíntese

As plantas obtém energia da luz do sol e a usa para converter dióxido de carbono em carboidratos ricos em energia como a glicose. Isso começa com pequenos poros na parte de baixo das folhas das plantas chamados de estômatos que abre para permitir que o dióxido de carbono entre nas células. Organelas celulares chamadas cloroplastos combinam o dióxido de carbono com a água proveniente das raízes das plantas para formar glicose e oxigênio.

Oxigênio e a vida na Terra

O oxigênio liberado como resíduo da fotossíntese é um recurso vital para a respiração. Plantas e outros organismos convertem oxigênio novamente em dióxido de carbono através da respiração. O dióxido de carbono liberado na atmosfera é então novamente disponibilizado para a fotossíntese. Esse ciclo permite que os organismo sobrevivam na Terra.

Glicose e a vida na Terra

As plantas usam parte da glicose produzida do dióxido de carbono e água durante a fotossíntese para o seu crescimento e reprodução durante a vida. De acordo com Raymond Lindeman, 15 a 70% da energia de uma planta é usada dessa maneira. Em 1942, Lindeman foi o primeiro a perceber que essa energia queimada não é disponível para os herbívoros que consomem as plantas.

Produção primária

A energia que é transferida para o animal que consome a planta é parcialmente usada para o seu crescimento e manutenção. Essa energia é também indisponível aos predadores que consomem os herbívoros. A energia que é consumida, como Lindeman afirmou, está entre 5 a 20% da energia total assimilada da presa. Como a energia assimilada durante a fotossíntese é a primeira disponibilizada aos organismos na Terra, os organismos fotossintéticos são chamados de produtores primários. O grau da energia que assimilam é chamada de produção primária.

Impacto para os humanos

A perda de plantas na Terra devido a atividades como a derrubada de árvores ou o transformação do solo representam uma ameaça à produção primária da Terra. Sem plantas suficientes, o oxigênio e energia na forma de carboidratos se dissipará. As pessoas podem tomar medidas para equilibrar o desenvolvimento do solo e a taxa de fotossíntese. Essas medidas incluem plantar árvores no lugar das derrubadas e a prática de derrubada seletiva de árvores, na qual as florestas são cuidadosamente cultivadas de maneira a promover o crescimento de novas plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível