A importância da iluminação de palco para apresentações

Escrito por margie griffin hillebrech | Traduzido por thais vieira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da iluminação de palco para apresentações
Reforçada pela iluminação (chinese drama image by chinatiger from Fotolia.com)

Ao contrário de um livro, uma apresentação não pode contar com a imaginação do público para levar adiante uma história. Ela exige que os atores se desdobrem no palco utilizando cenários, figurinos e muito mais para trazer o espetáculo à vida. A iluminação é apenas mais um elemento, mas não menos importante. A adição ou subtração da iluminação pode mudar a sensação da produção.

Outras pessoas estão lendo

Função

O primeiro e mais óbvio uso de luzes é que nos permitem ver o que está acontecendo no palco. Iluminar totalmente o palco pode fazer isso. Se você está assistindo a uma graduação ou uma apresentação de prêmios, isso pode ser suficiente, mas não é mesmo caso no teatro.

Considerações

A iluminação direcional se torna importante para focalizar a atenção em alguma área do palco a qualquer momento. Se você está assistindo a um musical e alguém canta um solo, a atenção deve ficar com o cantor. Muitas vezes, um foco de luz é usado para isso, não escurecendo todas as outras luzes, mas aquelas que estão ao redor do solista seriam suficientes.

A importância da iluminação de palco para apresentações
Defina o clima (stage dive image by Nicemonkey from Fotolia.com)

Definição do clima

O que é provavelmente o uso mais importante da iluminação para palco é o clima da cena. Se você está tendo um momento trágico, não vai querer luzes brilhantes ou coloridas. A iluminação neste caso deve ser sombria, e os efeitos podem incluir a aparência das sombras das folhas que vêm através de uma janela, e em uma parede. No entanto, sabe-se que isso não funcionaria bem para uma comédia, onde as luzes brilhantes e cores mais suaves costumam trabalhar melhor.

Efeitos

É importante que as luzes sejam ajustadas corretamente para alcançar o efeito desejado. O diretor diz ao designer de iluminação onde são as cenas e o que deseja que as luzes realizem. O designer, em seguida, define as luzes. Isso geralmente envolve escalar uma escada e ajustar a luz onde foi destinada, acrescentando os géis ou gobos necessários para obter a iluminação correta. Géis são feitos especialmente com películas de cor transparente e gobos são quadros que produzem diferentes formas ou efeitos no palco, como folhas.

A importância da iluminação de palco para apresentações
Montando as luzes (spot lights or a gantry for parties or concerts image by L. Shat from Fotolia.com)

Trabalho em equipe

O diretor e designer de iluminação trabalham juntos para garantir que a iluminação esteja perfeitamente incorporada no espetáculo. Como o humor muda constantemente em uma peça, o mesmo acontece com a iluminação e é importante certificar-se que haja transições suaves. O operador de luz tem que se certificar de que a mudança de um quarto escuro e sombrio para uma bem iluminada sala de estar é feita de uma forma que nem sequer seja percebida pelo público.

Produção final

A combinação de todos estes elementos ajudam a dar vida ao espetáculo, assim como o ator lendo suas falas. Enquanto uma boa performance aumenta a produção, o mesmo acontece com uma boa iluminação. Em geral é o que proporciona à apresentação um aspecto mais polido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível