A importância das marcas e embalagens para o marketing

Escrito por emily meyer | Traduzido por carlos nascimento
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A importância das marcas e embalagens para o marketing
Entenda a função das marcas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As marcas e as embalagens são dois dos componentes mais importantes do marketing. A marca é o termo usado para definir o nome, descrição e concepção de um produto. Ela diferencia o produto de uma empresa do de sua concorrência. A embalagem é uma ferramenta de marketing usada para refletir a marca. A empresa utiliza as embalagens para vender o produto que ela carrega. As cores, fontes das letras, descrições e logotipo são projetados para conduzir os consumidores a comprar o produto.

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Vendas

O foco de todo um departamento de marketing é criar métodos de estratégias para vender os produtos da empresa. A marca e as embalagens são duas das formas mais eficazes de se fazer isso. Uma vez que uma marca tenha sido determinada, os métodos são usados ​​para vender o produto. A publicidade, o endereço da internet da empresa e a embalagem do produto devem apresentar uma marca ou imagem coesa. Em campanhas publicitárias de marcas de sucesso, os clientes reconhecem as embalagens dos produtos da empresa e compram, em parte, porque eles se identificam com a marca.

Criando marcas

Quando uma empresa cria uma marca para um produto, ela determina a sua "personalidade". A criação de uma marca que seja de reconhecimento imediato e encarada de forma positiva é o objetivo final. Criar uma marca envolve uma combinação de componentes, como a cor, o estilo e a imagem visual para distinguir dos produtos da concorrência. O desenvolvimento dos logotipos, slogans e etiquetas são todas maneiras dos comerciantes comunicarem uma marca específica.

Slogans

Um dos métodos mais efetivos para criar uma marca é o uso de slogans. As empresas frequentemente identificam uma característica específica que diferencia seus produtos dos demais. O slogan se tornou um componente chave em todos os esforços do marketing, inclusive a embalagem. Por exemplo, a Nike tem um marketing efetivo tanto no logotipo quanto no slogan "Just do it" (Apenas faça) com uma marca facilmente reconhecível.

Embalando

A embalagem é designada para capturar a atenção do consumidor e poder afetar sua decisão de comprar ou não o produto. A inovação e a criatividade são levadas em conta quando o assunto é embalagem. Um produto bem comercializado é embalado de uma forma que compele ao consumidor pegá-lo para dar uma olhada de perto e, neste ponto, as descrições do produto e os elementos gráficos devem ser claros.

Ferramentas para embalagens

As cores, as fontes das letras, a descrição e os logotipos são as ferramentas que são utilizadas no projeto da embalagem. As empresas comercializam suas marcas criando especificamente o "olhe e sinta" nas embalagens de seus produtos. O consumidor deve se sentir confortável o suficiente com a apresentação da marca da empresa e querer comprar o produto.

Imagem da empresa

A embalagem e a marca são criadas pela empresa. Embora estes esforços sejam usados para comercializar produtos, eles terminam se confundindo com a imagem da empresa em si. A marca reflete a imagem que a empresa pretende projetar. Por exemplo, a IBM assume uma imagem corporativa mais conservadora, bem estabelecida, enquanto que a Apple rotula-se como uma empresa moderna e de ponta. Essas imagens refletem o mercado que a empresa identificou como cliente-alvo.

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