Mais
×

A importância da matemática na nossa vida cotidiana

Atualizado em 17 abril, 2017

A grande maioria das pessoas não passa um dia sequer sem usar a matemática de alguma forma. Desde fazer orçamentos e resolver problemas a gerenciar tempo ou calcular distâncias e pesos, a matemática toca quase todos os aspectos das nossas vidas. Embora a matemática complexa não seja usada pela maioria das pessoas regularmente, é muito importante aprender o básico se você quer ter uma vida bem sucedida financeiramente.

A matemática é vital para o dia-a-dia (math image by jaddingt from Fotolia.com)

História

A matemática é usada há milhares de anos. O termo "matemática" foi criado pelos pitagoreanos no século VI A.C. Alguns dos primeiros instrumentos matemáticos descobertos mostram como a matemática era usada no dia-a-dia dos caçadores-coletores. Um exemplo é o Osso de Ishango, um osso encontrado cheio de contas que, acredita-se, foram usadas para contar os dias. Estima-se que ele tenha 20 mil anos de idade.

Tipos

A matemática básica ou aritmética -- adição, subtração, multiplicação e divisão -- é usada pela maioria das pessoas todos os dias. Contar o troco, fazer orçamento, administrar o tempo, calcular gorjetas e taxas, memorizar números de telefones e cominações de armário e estimar tempo e distância são situações onde habilidades matemáticas básicas são necessárias. Razão e probabilidade são dois conceitos comumente usados que têm como base princípios matemáticos. Apostar em cavalos ou investir na bolsa de valores envolve o uso de probabilidade, enquanto seguir uma receita envolve o entendimento de razões.

A matemática e seu dinheiro

Entender matemática é útil para garantir que sua vida financeira seja bem sucedida. Imagine como seria irritante se você nunca soubesse se recebeu o troco correto. Entender como funcionam os juros simples e compostos pode ajudá-lo a evitar problemas com empréstimos ou cartões de crédito e também ajudá-lo a fazer bons investimentos. Fazer orçamentos é uma habilidade matemática relacionada ao dinheiro que é vital para sua integridade financeira.

Outros usos comuns

Além de nos ajudar a administrar nosso dinheiro, há muitas outras situações nas quais nós podemos precisar da matemática no nosso cotidiano. Decorar a casa normalmente exige habilidades geométricas, bem como habilidades com orçamento. Se você precisa comprar um novo carpete, a fórmula geométrica A = C x L, ou "área é igual a comprimento vezes largura" o ajudará a comprar a quantidade correta. Descobrir o volume de água em uma piscina, ângulos e porcentagens são usos comuns da matemática.

Profissões relacionadas com matemática

Apesar do surgimento das calculadoras, as habilidades matemáticas básicas continuam sendo de grande ajuda, se não vitais, para uma variedade de profissões. Há certas profissões que nós naturalmente associamos à matemática, como a dos matemáticos, cientistas, professores ou engenheiros. Mas há outros campos que também usam a matemática, como agricultura, administração ou música. Um fazendeiro precisa saber a razão entre sua colheita e a quantidade de fertilizante; o proprietário de um pequeno negócio precisa da matemática para produzir um plano de negócios; e um músico precisa conhecer a matemática para entender algumas partituras difíceis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article