A importância dos materiais didáticos no ensino

Escrito por jocelyn right | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância dos materiais didáticos no ensino
Materiais didáticos auxiliam e apoiam o aprendizado dos alunos (writing lesson image by Empath from Fotolia.com)

"Material didático" é um termo genérico usado para descrever as fontes que os professores têm para ensinar. Os materiais didáticos podem auxiliar o aprendizado dos alunos e aumentar seu sucesso. Idealmente, os materiais serão adaptados ao conteúdo que estiver sendo ensinado, aos alunos da turma e ao professor. Eles vêm em vários formatos e tamanhos, mas todos têm em comum a habilidade de auxiliar o aprendizado do aluno.

Outras pessoas estão lendo

Exemplos

Os materiais didáticos podem se referir a uma variedade de recursos dos professores. No entanto, o termo geralmente se refere aos exemplos concretos, como planilhas ou materiais manipuláveis (ferramentas de aprendizado ou jogos manuseados pelos alunos para ganhar e praticar novos conhecimentos, por exemplo, blocos de contagem). Os materiais didáticos são diferentes de recursos de ensino, já que o último inclui elementos mais teóricos e intangíveis, como ensaios ou apoio de outros educadores, ou lugares para encontrar materiais didáticos.

Apoio ao aprendizado do aluno

Materiais didáticos são importantes porque podem aumentar significativamente o desempenho do aluno ao auxiliá-lo com o aprendizado. Por exemplo, uma planilha pode fornecer a um aluno oportunidades importantes de praticar uma nova habilidade obtida em sala de aula. Esse processo auxilia na aprendizagem, permitindo que o aluno explore o conhecimento independentemente e fornecendo a repetição. Materiais didáticos de todos os tipos têm uma função no aprendizado dos alunos.

Estrutura da aula

Os materiais didáticos também podem acrescentar uma estrutura importante ao planejamento de aulas e à entrega de instruções. Particularmente em séries mais básicas, os materiais didáticos atuam como um guia tanto para o professor quanto para o aluno, pois fornecem uma rotina valiosa. Por exemplo, se você for um professor de português e ensinar novas palavras para o vocabulário toda terça-feira, ter um jogo de vocabulário para dar aos alunos a prática irá tirar a pressão de você e fornecer um exercício importante (e divertido) aos estudantes.

Diferenciação de instrução

Além de auxiliar no aprendizado de forma mais geral, os materiais didáticos podem ajudar os alunos em uma importante tarefa profissional: a diferenciação de instrução. A diferenciação de instrução é a adaptação de lições e instruções de diferentes estilos de aprendizagem e capacidades dentro de sua sala de aula. Materiais didáticos como planilhas, instruções de atividades de grupo, jogos ou lições de casa permitem que você modifique as atividades para ativar melhor cada estilo de aprendizagem de seus alunos.

Adquirindo materiais didáticos

Conseguir materiais didáticos valiosos não é tão difícil quanto pode parecer. A internet tem muitos recursos para os professores, a maioria gratuitos, que podem aumentar significativamente os conteúdos da suas ferramentas de ensino. Você também pode fazer seus próprios materiais. Cada material que desenvolver será uma vantagem para você quando for ensinar uma unidade semelhante. Um investimento de tempo ou dinheiro em bons materiais didáticos é um bom investimento para o ensino.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível