Mais
×

A importância do microscópio nas pesquisas

Atualizado em 17 abril, 2017

Os microscópios têm sido usados ​​para avançar a pesquisa em todas as frentes da ciência. O avanço da tecnologia em microscópios também significa avanço da ciência, porque, com novos instrumentos de investigação, novas descobertas podem ser feitas.

Microscópios trabalham usando lentes para ampliar pequenos objetos. (Image by Flickr.com, courtesy of Matthew Hine)

História

Uma das primeiras contribuições para a ciência, através da lente de um microscópio, foi a descoberta de células do sangue que circulam através do corpo humano. Isso incentivou o progresso em estudos de biologia celular.

Biologia

Edward B. Lewis, Christiane Nüsslein-Volhard e Eric Wieschaus ganharam o Prêmio Nobel de Medicina em 1995, utilizando microscópios estéreo para seu trabalho na descoberta precoce da genética, revelando como os ovos de uma mosca da fruta se tornam organismos completos.

Medicina

Usando um microscópio, Robert Koch ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta do bacilo da tuberculose e do causador da cólera. Ele também se tornou um dos fundadores da bacteriologia.

Molecular

O primeiro protótipo de microscópio eletrônico foi criado por volta de 1930. Os cientistas, então, passaram a poder realizar pesquisas sobre vírus e, eventualmente, partículas atômicas.

Indústria

Os microscópios também têm utilidade em indústrias avançadas como as de eletrônicos e aeroespaciais. O recém desenvolvido ultramicroscópio de raios-X ,por pesquisadores da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, pode ter futuras aplicações em produção de energia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article