A importância da mídia escrita e visual para o turismo

Escrito por tamara warta | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da mídia escrita e visual para o turismo
Divulgar uma linda foto, como esta do Havaí, ajuda turistas a visualizarem o que verão durante a viagem (Hawaii image by csaba fikker from Fotolia.com)

As mídias escritas e visuais são extremamente importantes quando se trata de divulgar oportunidades turísticas no mundo inteiro. Como diz o velho ditado, uma imagem vale mais que mil palavras, e muitas agências de turismo e resorts estão se aproveitando das mídias escritas repletas de imagens e da mídia online e televisiva para atrair potenciais turistas.

Outras pessoas estão lendo

A importância da mídia escrita para a divulgação do turismo

Já acostumada a utilizar revistas e anúncios de jornal, a indústria do turismo gasta grandes quantias de dinheiro todo ano em propagandas estrategicamente localizadas. Porém, esse método tem se tornado mais refinado e prolífico. As revistas dedicadas apenas para viagens estão mais abundantes do que nunca. A National Geographic, por exemplo, traçou o perfil e estilos de vida de várias culturas e espécies de animais do mundo inteiro. Agora, com a revista National Geographic Traveler, possuem uma plataforma muito mais forte para promover o turismo através de fotos vívidas e artigos mais longos. Ambas as revistas Outdoor Photographer e Photo & Travel ocupam até as margens de suas edições com fotos e mídia escrita que captam o interesse de pessoas que procuram um lugar para explorar.

A importância da mídia televisiva

Propagandas e especiais de TV são também extremamente importantes para a indústria turística. A mídia visual através da transmissão televisiva ocorre de várias maneiras, com foco em culinária, hotéis, resorts ou sítios históricos. O Food Network, lugar de programas de turismo como o "Diners, Drive-Ins and Dives" e o "Ham on the Street" proporciona muitos exemplos visuais para que os espectadores possam ter experiências em primeira mão da culinária de especialidades locais e destinos gastronômicos internacionais. O Travel Channel também traça perfis de sítios turísticos, como aqueles exibidos no programa "Best Places I've Ever Been". O visual resultante da combinação de cenas de lugares para férias e celebridades reconhecidas posando como guias turísticos é o definitivo em termos de promoção turística televisiva. Os comerciais também são muito importantes, pois capturam a essência de um destino em menos de um minuto, através de muitas fotos e vídeos incríveis que tocam as mentes e corações dos espectadores.

A importância da mídia online

Provavelmente a indústria do turismo nunca foi tão beneficiada pela mídia escrita e visual quanto pelo advento da internet. Praticamente toda cidade, município, estado e país possui seu site pessoal para divulgar o que têm de melhor. Os banners são estrategicamente posicionados na parte superior dos sites, e os textos e imagens são geralmente dirigidos para um grupo demográfico de turistas. Um site com aparência comercial e profissional que é visitado por pessoas com empregos estressantes pode exibir um anúncio para um spa relaxante ou um refúgio ao ar livre. Os sites infantis geralmente exibem anúncios para a Disneilândia ou outros entretenimentos que as atraem. As pessoas são fisgadas pela mídia, e a indústria do turismo se beneficia de cada clique.

A importância dos outdoors

Muitas pessoas comentam sobre algum outdoor que viram na estrada enquanto dirigiam. Isso acontece porque eles são localizados em rotas familiares, como o trajeto para o trabalho, para a escola dos filhos ou no caminho da igreja. Quando os veem frequentemente, as pessoas começam a memorizar essas imagens e, quando chega a hora das férias, já está tudo gravado em suas mentes. Esses anúncios são muito importantes para as agências de turismo exibirem exemplos gigantes do que tem a oferecer para aqueles que desejam estar em outro lugar que não o seu carro, a caminho de mais um dia rotineiro. Os outdoors eletrônicos, que alternam imagens e anúncios, abriram ainda mais espaço para que agências e donos de resort possam anunciar sem gastar uma fortuna. Com o crescimento da popularidade dos smartphones, um site descoberto através de um outdoor pode ser imediatamente encontrado, assegurando que as pessoas lembrarão do que viram.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível