A importância das normas ISO

Escrito por shoaib khan | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância das normas ISO
As normas ISO beneficiam as empresas, os clientes, os governos e a sociedade como um todo (approved! image by Photosani from Fotolia.com)

A ISO (Organização Internacional de Normalização, do inglês "International Organization for Standardization") é a maior e mais importante entidade responsável por desenvolver e editar normas internacionais muldialmente. Como ela está presente no mundo todo e seu nome poderia ser abreviado de forma diferente de acordo com cada país, seus fundadores escolheram o nome "ISO", derivado do termo grego "isos" que significa "igual". Esta entidade é uma organização não governamental com sede em Genebra, na Suíça, e interliga os institutos de normalização regionais e órgãos reguladores de 163 países.

Outras pessoas estão lendo

Integrando os setores públicos e privados

A estrutura ISO, com um instituto membro por país, faz a ponte entre os setores público e privado e facilita a troca de informações entre as entidades reguladoras e as empresas. Em muitos países, o instituto membro é uma entidade governamental, enquanto que, em outros, é privada. Esta estrutura parte pública - parte privada em diferentes partes do mundo permite que a ISO desenvolva normas e soluções que beneficiam tanto o setor empresarial quanto a sociedade como um todo, fazendo com que os interesses de uma não sejam priorizados em detrimento de outra.

O papel das normas

O site oficial da ISO sustenta que as "normas contribuem muito e de forma positiva para muitos aspectos de nossas vidas". Podemos entender melhor a sua importância quando pensamos o que poderia acontecer se elas não existissem. Quando um produto é feito de acordo com normas pré-definidas e atende às expectativas do cliente, muitas vezes ele passa despercebido. Mas, em uma situação oposta, quando não há normas de fabricação estabelecidas, é muito provável que as pessoas demonstrem sua preocupação com má qualidade e falta de segurança desses produtos. Se uma empresa que produz bens ou presta serviços atende às normas relevantes estabelecidas para seu setor, ela garante que características positivas como a qualidade, a durabilidade, a eficiência, a segurança e o respeito ao meio ambiente sejam reforçadas.

Benefícios para as empresas

As normas ISO beneficiam as empresas, pois possibilitam que elas concentrem seus recursos na produção de bens e serviços internacionalmente padronizados. Com um conjunto de normas estabelecido para todo o setor, as empresas se tornam mais bem preparadas para desenvolver e oferecer produtos e serviços para mercados estrangeiros que reconheçam esse conjunto. As normas ISO melhoraram a produção fazendo com que cada atividade dentro do processo global como o desenvolvimento, a fabricação e o fornecimento, seja mais eficiente. Elas desempenham também um papel essencial no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia. Quando uma empresa altera uma nova tecnologia, as normas internacionais facilitam o desenvolvimento da terminologia e da compatibilidade, tornando possível a sua comercialização.

Benefícios para os governos

Para os governos, as normas fornecem ferramentas para classificar e avaliar a conformidade e oferecem uma base legítima para a regulamentação da saúde e da segurança. Ter normas estabelecidas também facilita um comércio mais justo entre as regiões, assegurando que em transações de comércio exterior, tanto o importador quanto o exportador conheçam o conjunto relevante de normas. Para os governos de países em desenvolvimento, as normas ISO informam as características esperadas dos produtos e serviços para os mercados de exportação. Esta informação serve de base para que os governos aloquem os recursos aplicáveis e produzam bens e serviços que serão aceitos em diferentes regiões.

Importância para a sociedade

As normas ISO beneficiam os consumidores finais, salvaguardando os seus interesses e garantindo que os produtos e serviços que adquirem sejam seguros e confiáveis​​. Elas também ajudam a reduzir o impacto ambiental das operações comerciais, comunicando os níveis aceitos de emissões de gás e de radiação e controlando a qualidade da água, do ar e do solo. Além disso, elas conduzem os avanços na direção de processos de produção sustentável. A ISO sincroniza e alinha as empresas com métodos de produção mais limpos e seguros, estabelecendo diretrizes operacionais para diferentes indústrias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível