Educação e ciência

A importância da pesquisa científica

Escrito por jack ori | Traduzido por fabiana silva
A importância da pesquisa científica

A pesquisa científica nos ajuda a entender o mundo que nos rodeia

cell culture image by alwayspp from Fotolia.com

A pesquisa científica nos ajuda a entender o mundo que nos rodeia. Ela ajuda as pessoas a entenderem como as coisas funcionam e por que determinadas coisas parecem ou se comportam de certa forma. Além de satisfazer a curiosidade, ela também pode ajudar a salvar ou prolongar a vida humana. A pesquisa científica contribui para que possamos conhecer como nosso corpo funciona, aprender sobre alimentos e hábitos alimentares, prevenção e tratamento de doenças e segurança. Ela também leva a invenções que nos trazem comodidade, como os telefones celulares e micro-ondas.

Outras pessoas estão lendo

O que é a pesquisa científica?

A pesquisa científica consiste em investigações, observações e experimentos. Ela tenta usar essas ferramentas para explicar a causa de vários fenômenos. É importante observar que a pesquisa científica não fornece respostas absolutas para as perguntas, mas dá respostas prováveis ​​com base nas evidências reunidas e no conhecimento contemporâneo. As novas informações podem levar à rejeição de ideias que anteriormente eram consideradas verdadeiras.

Diretrizes para a pesquisa científica

Para que a pesquisa seja considerada científica, ela deve ser conduzida de acordo com o método científico. Este método cria condições para que as conclusões sejam estalecidas mais provavelmente com base nas evidências que em conjectura, superstição ou conhecimento comum. O método científico começa a partir da proposta de uma questão a ser respondida. A questão deve possibilitar a realização de testes, ou seja, os cientistas devem ser capazes de respondê-la através do estudo dos dados, da realização de experimentos e da interpretação dos resultados. Ela tampouco deve sugerir uma resposta específica. Depois de propor uma questão, os cientistas analisam as pesquisas anteriores relacionadas para entender o que já foi realizado e quais são as considerações acerca do tema. Desta forma, não há perda de tempo repetindo pesquisas já realizadas. Como resultado desta pesquisa, o cientista cria uma hipótese ou uma possível resposta para a questão. Uma hipótese deve poder ser confirmada. O cientista deve ser capaz de proporcionar provas que a contestem. Então, ele realiza um experimento para testar a hipótese. A maioria dos experimentos requer dois grupos ou objetos que devem ser tratados de forma igual, com exceção de um aspecto. Ao alterar uma variável, o cientista espera focalizar a causa. Uma vez que a experiência é concluída, os pesquisadores analisam os resultados usando cálculos estatísticos e tiram as conclusões. Depois informam suas experiências e conclusões aos outros pesquisadores na comunidade científica, geralmente através da publicação de artigos. Outros pesquisadores então tentam a mesma experiência, para ver se obtêm os mesmos resultados. Isso ajuda a determinar se a conclusão estabelecida é válida. Se os pesquisadores não obtiverem os mesmos resultados, examinam a forma com a qual a experiência original foi realizada e criam uma nova hipótese, sobre por que os resultados foram diferentes.

Conquistas significativas na História

As pessoas têm tentado entender como o mundo funciona desde os tempos antigos. Muitos gregos antigos eram pesquisadores científicos, que levantavam questões e usavam as suas observações para tentar respondê-las. Um dos mais importantes foi Hipócrates, que foi o primeiro cientista a criar a hipótese de que as doenças tinham causas naturais e que as lesões cerebrais podiam afetar o corpo. Até meados de 1600, não havia grandes projetos de pesquisa científica. Durante aquele período, os cientistas começaram a pesquisar temas diversos, tais como o volume de gás e os tipos de organismos que causam doenças. Foi durante esse período que Newton criou a hipótese sobre a existência da gravidade e as leis do movimento. A pesquisa científica do final do século 18 e início do 19 levou à invenção do avião e do carro e também aumentou a nossa compreensão sobre as causas das doenças.

A pesquisa científica nos dias de hoje

Hoje em dia, os cientistas estão pesquisando questões importantes relacionadas com as nossas vidas. Por exemplo, desde o seu surgimento, no início da década de 1980, pesquisadores têm criado hipóteses sobre a causa e a cura da Aids. Embora a cura ainda não tenha sido descoberta, a pesquisa tem levado ao desenvolvimento de medicamentos que podem prolongar a vida dos portadores dessa doença. Pesquisadores de outras áreas estão trabalhando em questões como a forma de frear a devastação ambiental, se há vida em outros planetas ou se são habitáveis, e como usar a tecnologia para criar automóveis mais energeticamente eficientes.

Aceitação dos avanços científicos

Historicamente, os avanços científicos nem sempre têm sido amplamente aceitos. Os cientistas têm sido ridicularizados ou até mesmo mortos por contestarem muitas crenças populares.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media