A importância de se preservar as espécies de animais em extinção

Escrito por john london | Traduzido por samir daura
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância de se preservar as espécies de animais em extinção
Matar animais em extinção é moralmente errado (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os animais são importantes para os seres humanos, não só pela beleza e utilidades que fornecem para a nossa cultura, mas também, porque apresentam grande valor do ponto de vista medicinal, ecológico, comercial e de lazer. Embora existam muitas organizações cujos membros estão se empenhando para proteger os animais em extinção, a atividade humana ainda é responsável pela perda de espécies, em um percentual que varia entre 100 a 1000 vezes em relação à taxa de extinção esperada.

Outras pessoas estão lendo

Valor medicinal

Os animais possuem grande valor medicinal para os humanos. Estima-se que cerca de 40% de todos os medicamentos derivam de pesquisas feitas a partir de animais e plantas. Com isso, uma vez que nem todas as substâncias produzidas por animais já foram avaliadas para utilização médica, a perda de uma espécie poderia resultar em prejuízos no que se refere ao tratamentos de doenças humanas. Por exemplo, citamos o caso dos bebés que apresentam a síndrome da dificuldade respiratória. Trata-se de uma doença potencialmente fatal em recém-nascidos, que foi tratada com sucesso, por meio da utilização de substâncias derivadas de animais.

Valor ecológico

A diversidade de animais é fundamental para manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. Uma vez que todas as espécies estão interligadas, direta ou indiretamente, a perda de uma delas poderia provocar um efeito prejudicial em relação às outras. Um exemplo da relação entre as espécies, tanto de plantas como de animais, é fornecido pelo Serviço de Peixe e Vida Selvagem dos Estados Unidos, que estimou que a perda de uma espécie de planta poderia resultar na perda de espécies animais, tais como 30 diferentes tipos de insetos e outros vegetais.

Valor comercial

Espécies de animais selvagens são uma importante fonte de atividade comercial em todo o mundo. Mexilhões de água doce, por exemplo, são criados para alimentação e outros fins comerciais. Porém, infelizmente, 43% deles estão extintos em razão da perda de peixes, das alterações climáticas, da perda de seu habitat e do escoamento de dejetos de fazendas e indústrias. Como será demonstrado abaixo, o impacto comercial de atividades recreativas associadas com espécies de animais é muito grande.

Valor recreativo

A importância da vida selvagem para atividades recreativas é demonstrada pelo fato de que a cada ano, milhões de turistas se envolvem em atividades de lazer que se relacionam o ecoturismo, ou seja, são pessoas que viajam para áreas onde a natureza pode ser observada e estudada. O ecoturismo é um grande negócio, gerando muitos recursos para a economia de muitos países.

Valor intrínseco

A vida selvagem é intrinsecamente valiosa. As gerações futuras possuem o direito de ver e apreciar as diversas espécies, assim como seus antepassados. Assim, ao eliminar espécies ameaçadas de extinção, em termos de moralidade, estamos violando esse direito. Os animais possuem sua própria autonomia, devendo ser respeitados, a fim de terem condições de prosperar e crescer, da melhor forma possível, sem a interferência maléfica dos seres humanos. Este sempre foi um ponto de discórdia entre as pessoas, mas é fato que as gerações futuras devem ter as mesmas oportunidades em relação aquelas que a antecedem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível