Saúde

A importância da radiologia

Escrito por jamie robertson | Traduzido por fernanda m. blauvelt
A importância da radiologia

Imagem de radiologia

ulnar fracture image by Dr Cano from Fotolia.com

A radiologia utiliza a tecnologia de imageamento médico para diagnosticar e tratar condições médicas. Ela tem sido usada com essa finalidade por mais de um século e continua sendo um alicerce fundamental no campo da saúde. A energia eletromagnética produz imagens visíveis que são, então, lidas e interpretadas por radiologistas. Os médicos utilizam essa informação para diagnosticar, tratar e monitorar ferimentos e doenças. O câncer e outras condições médicas também são tratados com tecnologia radiológica através do uso de doses de radiação concentradas.

Invenção

A radiologia começou com a invenção da máquina de raio-x em 1895. Apesar de antes disso outras pessoas já terem visto imagens de raio-x, Wilhelm Conrad Roentgen, da Alemanha, foi o primeiro a reconhecer a importância das imagens vistas. Roentgen descobriu o raio-x por acidente, enquanto executava experimentos com tubos de vácuo. A primeira imagem foi tirada da mão de sua mulher, poucas semanas depois. Em 1901, Roentgen ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho com a máquina. Hoje ele é considerado o pai da radiologia diagnóstica moderna.

A história

Desde a descoberta do raio-x de Roentgen em 1895, o campo da radiologia teve grande desenvolvimento. Logo depois da invenção, a radiação começou a ser usada para terapia contra o câncer. Nos primeiros 50 anos da radiologia, o raio-x, ou radiografia plana, era o único tipo disponível. Na década de 1930, a tomografia, que permite que pequenos pedaços do corpo sejam fotografados, foi desenvolvida. Ela era o principal pilar do diagnóstico por imagem até 1972, quando Sir Godfry Hounsfield, da Grã-Bretanha, inventou a tomografia computadorizada. A tecnologia de ultrassom tornou-se disponível na mesma época, fornecendo imagens em 2D e, eventualmente, em 3D. A imagem radiológica envolve, constantemente, tecnologias avançadas de computação. A telerradiologia, transmissão de imagens de um local para outro, permite que médicos tenham o parecer de radiologistas especializados em certas áreas.

Benefícios

A radiologia fornece muitos benefícios para pacientes e médicos. As básicas, como raios-x, permitem que médicos vejam o avanço de ferimentos ou doenças, além de guiar procedimentos. Outros equipamentos, como a tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e ultrassons permitem ver tecidos em tempo real. As tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas podem ser usadas para diagnosticar problemas no cérebro e articulações. Ultrassons são comumente usados para monitorar gravidez, mas também podem ser usados como uma ferramenta diagnóstica. Um maior benefício da radiologia é que os procedimentos tipicamente não envolvem muitos riscos. Eles são relativamente indolores, rápidos e não-invasivos.

Fatores de risco

Enquanto a radiologia é relativamente segura, há certos fatores de risco que acompanham todos os procedimentos médicos. Ela envolve o uso da radiação, e portanto, possui riscos associados à sua exposição. Essa exposição raramente pode desencadear um câncer. O risco disso acontecer, a partir de um procedimento radiológico, é muito pequeno comparado à quantidade de radiação que uma pessoa recebe todo ano do sol e de partículas do solo. Alguns procedimentos, como ressonâncias magnéticas, requerem que a pessoa fique em um espaço confinado. Raramente a claustrofobia impede que se termine o exame. Todos os procedimentos que envolvem a radiação podem ser mais perigosos para mulheres grávidas. Fetos podem desenvolver doenças e deformidade se expostos à radiação excessiva. Qualquer mulher que acredita estar grávida deve dizer ao seu médico antes de se submeter a um desses exames.

Tipos

A radiologia é dividida em dois campos: diagnóstico e terapêutico. A radiologia de diagnóstico é usada para diagnosticar condições e utiliza vários tipos diferentes de imagens. Isso auxilia médicos com o diagnóstico e tratamento de doenças, permitindo-os olhar o interior do corpo humano. A radiologia terapêutica é um campo separado que utiliza a radiologia para ajudar no tratamento de câncer e outras doenças. Ela pode ajudar a tratar e até curar várias formas de câncer. Também é usada para tratar doenças em que o sistema imune ataca o organismo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media