Conhecimento

A importância do reino animal

Escrito por debopriya bose | Traduzido por alexandre amorim
A importância do reino animal

Os animais exercem um papel importante na ecologia

Heads of Cattle image by Rosie Black from Fotolia.com

É difícil pensar em um mundo sem animais. Desde cães e gatos até abelhas e borboletas, o reino animal possui milhões de membros. Até mesmo os seres humanos pertencem a esse grupo. A sobrevivência de cada ser vivo é dependente do outro e como os animais formam um grande grupo, quando o reino animal é totalmente considerado, sua importância é espantosa

Outras pessoas estão lendo

Importância ecológica

Toda forma de vida exerce um papel importante no equilíbrio ecológico da terra. Por exemplo, os carnívoros são uma forma natural de controle de população para os herbívoros e pastagens. Se não houvessem carnívoros, então a população desses herbívoros cresceriam tanto que eles poderiam cobrir uma área considerável de florestas e pastagens para se alimentarem. Da mesma forma, os catadores mantém a Terra livre de todas as carcaças em decomposição que, de outra forma, seriam um banquete para micro-organismos.

Importância econômica

O bicho-da-seda pertence ao filo dos artrópodes no reino animal. A seda do bicho-da-seda (e também as fibras artificiais, em alguns casos) suportam a indústria da seda, que possui um valor comercial anual que varia entre 200 e 500 milhões de dólares. As industrias de laticínios, lã, couro, curtimento e de pesca são algumas das que não apenas empregam milhões, como também satisfazem várias necessidades de muitos seres humanos.

Importância nutricional

A carne é uma importante fonte de proteínas, que são os "tijolos" do nosso corpo. O leite da vaca é uma fonte importante de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais como cálcio, potássio e magnésio. Inclusive, a Dairy Foods Association dá ao leite o título de "comida quase perfeita". O Mel produzido pelas abelhas não é apenas gostoso, mas também tem um alto valor nutricional. Ele contém 80% de açúcar, 18% de água e o resto é feito de vitaminas, minerais, proteínas e pólen.

Polinizadores e plantações

De acordo com uma notícia publicada pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, abelhas, morcegos e pássaros são importantes polinizadores, responsáveis pela polinização de 35% das plantações que alimentam toda a população humana. Sem eles, a raça humana passaria por uma falta aguda de comida.

Outros usos

Pesquisa médica é um dos campos onde os animais exercem um papel importantíssimo. Cães, macacos e ratos vêm sendo usados como modelos animais para a descoberta da insulina, vacina contra a polio e contra a raiva, respectivamente. Os cosméticos são testados em animais antes de serem liberados para comercialização. Esse uso dos animais nas pesquisas pode parecer cruel. De qualquer forma, os animais desempenharam um papel importantíssimo no desenvolvimento de drogas e linhas de tratamento para seres humanos, e passos importantes vêm sendo dados para refrear a crueldade intencional contra os animais. Alguns animais também servem como companheiros para os seres humanos com alguma deficiência. Os cães estão no topo dessa lista para os cegos, velhos e deficientes físicos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media