Qual é a importância da respiração aeróbica?

Escrito por chris dinesen rogers | Traduzido por kelly isayama
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Qual é a importância da respiração aeróbica?
Exercícios aeróbicos regulares melhoram sua capacidade pulmonar (biking on sunset image by Vonora from Fotolia.com)

A respiração é a troca de gases entre seu corpo e o meio ambiente. Toda vez que você respira, você está exercendo a ventilação pulmonar. A respiração também ocorre a nível celular. Respiração aeróbica a nível celular produz a maior quantidade de energia e com maior eficiência. Quando você se exercita intensamente, você está utilizando esse processo. De acordo com o U. S. Department of Labor, apenas 16% dos americanos praticam exercício físico, evitando que eles percebam a importância da respiração aeróbica.

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O que é a respiração aeróbica?

A respiração aeróbica é a quebra da glicose ou do açúcar em seu sangue na presença de oxigênio. Toda a atividade corporal requer energia, seja para manter o coração batendo ou para correr 5 km. A glicose vem dos alimentos que você ingere. Quando se esgota a quantidade de açúcar no sangue, seu corpo quebra a forma armazenada da glicose, chamada glicogênio. Seu corpo armazena glicogênio em seus músculos e no fígado.

Benefícios

O benefício primário da respiração aeróbica é que ela queima gordura, oferecendo uma maneira eficaz de perder peso sem fazer sacrifícios enormes em sua dieta. Ela é um componente essencial de qualquer planejamento fitness, explica o American Council on Exercise. Esse é um exemplo de usar a fisiologia do seu corpo a seu favor. A atividade aeróbica fortalecerá seu coração, que irá reduzir o risco de doenças crônicas, como doença coronária cardíaca.

Efeitos

A respiração aeróbica é um modo eficaz de queimar calorias em menos tempo, explica o U. S. Department of Health and Human Services. Quanto mais intensa sua atividade, melhor será a queima de calorias. Se você tem uma quantidade limitada de tempo para se dedicar ao exercício, essa pode ser a melhor escolha para otimizar seus treinos.

Considerações

O fator limitante da respiração aeróbica é o oxigênio. Se você não se exercitar regularmente, seu corpo irá voltar-se para modos menos eficientes de produzir energia que não precisam de oxigênio. Exercício regular aumentará a capacidade do seu sangue de carregar oxigênio, aumentando a formação de células vermelhas e capacidade pulmonar. Outras condições, como alta umidade e poluição também limitam a respiração aeróbica, atrapalhando a entrega de oxigênio. Cada respiração contém menos oxigênio, mais umidade e outras partículas, fazendo seus pulmões trabalharem mais.

Zona alvo do coração

Para atingir os benefícios da respiração aeróbica, você precisará exercitar-se para atingir a zona cardíaca. A Universidade de Maryland Medical Center explica que essa zona está entre 50 a 75% da sua capacidade cardíaca máxima. Você pode calcular sua zona subtraindo 220 a sua idade. Então, multiplique por 0,5 e 0,75. Os dois números representam o alcance no qual você deve aumentar a sua taxa cardíaca para engajar-se na atividade aeróbica. É o melhor modo de garantir o tônus cardiovascular.

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