A importância de seguir uma rotina com as crianças nas creches

Escrito por delialah falcon | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância de seguir uma rotina com as crianças nas creches
Os bebês gostam de seguir uma rotina nas creches (Rayes/Lifesize/Getty Images)

Há dois pontos de vista diferentes a respeito de organizar o tempo de uma criança em casa. Alguns pais acreditam que é melhor seguir uma rotina específica, enquanto outros preferem criar seus filhos em casa de forma menos rígida e livre de agendas. Há prós e contras para ambos os estilos e nenhum pode ser considerado o melhor. No entanto, isso muda quando é necessário colocar a criança em uma creche. As rotinas diárias se tornam uma necessidade para as crianças nas creches para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas na hora certa.

Outras pessoas estão lendo

Hora de comer

A maioria das crianças come a cada duas ou quatro horas em média, variando de acordo com o tipo de alimentação, como o leite materno. Independentemente do que vai dentro da mamadeira, é melhor adequar o horário de alimentação dos bebês conforme a agenda que seguem em casa. Seguir um horário que imita o horário de casa irá ajudá-lo a se acostumar com a creche. É importante lembrar que, quando se trata de alimentação, a rotina deve ser vista apenas como um guia, pois uma criança deve comer sempre que sentir fome. Veja os sinais que ela dá e nunca deixe uma criança faminta esperar somente para obedecer os horários.

Hora de trocar as fraldas

Há dois tipos de rotinas para troca de fraldas que funcionam bem nas creches. Uma delas é a rotina com horários e a outra é a rotina com atividades. Na primeira, a troca de fraldas acontece de acordo com os horários estabelecidos, por exemplo, a cada duas horas. Já na rotina com atividades, as trocas são feitas em determinados intervalos que coincidem com as atividades da criança, como depois de comer, quando acorda ou depois de brincar. Seguindo uma das duas rotinas, você garantirá que todas as crianças do local sejam trocadas com frequência. Independentemente do tipo escolhido, os bebês com a fralda suja devem ser trocados imediatamente.

Hora de dormir

Os horários agendados para a soneca são essenciais em uma creche. Dependendo das necessidades particulares de cada criança, os bebês podem passar de dez a 16 horas dormindo por dia. Em uma creche, é comum que os bebês fiquem mais estimulados com os barulhos, atividades, outros bebês chorando e a mudança de ambiente. Para evitar isso, determine alguns horários de silêncio que devem ser estipulados ao longo do dia e estimular as crianças a dormirem. Nesses horários, mesmo que os bebês não durmam, as luzes devem ser apagadas e o barulho reduzido ao mínimo.

Hora de brincar

O horário de brincar é tão importante quanto os outros e deve ser uma parte da rotina da criança. No entanto, ele deve ser flexível e se adaptar à rotina de cada bebê. De acordo com sua personalidade e necessidades específicas, o horário deve ser estabelecido. Um bebê um pouco irritado que é deixado na creche logo de manhã irá aproveitar melhor um tempo sozinho no berço com alguns brinquedos. Já os bebês mais ativos de manhã preferirão brincar em grupo com blocos de encaixe ou ouvindo uma história.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível