A importância da segurança no trabalho

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da segurança no trabalho
Um ambiente agradável e seguro no trabalho beneficia a empresa e seus funcionários (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Com o passar do tempo, a consciência de empresários, gerentes e donos de empresas sobre a segurança de seus funcionários cresceu substancialmente em comparação com as práticas antigas do setor. Hoje, a implantação de práticas de segurança é presente na maioria das grandes e médias empresas. Medidas simples como palestras, distribuição de folhetos, cartazes e comunicação interna chamam a atenção não só para a saúde do empregado, mas também para a criação de um ambiente agradável, organizado e criativo. Afinal de contas, funcionários que se sentem bem trabalham melhor e produzem com mais qualidade.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios da empresa

A segurança do trabalho é uma medida que deve ser implementada pelo empregador. Além de ser obrigatório por lei, é preciso ter em mente que a segurança de modo geral é uma aliada importante para o empresário. Trata-se basicamente de um conjunto de medidas adotadas para minimizar problemas eventuais que possam ocorrer em qualquer ambiente profissional. São imprevistos como acidentes de trabalho, perturbação funcional ou mesmo doenças ocupacionais. Com a devida implantação da segurança do trabalho, o empregador faz com que as condições profissionais sejam mais dignas e humanas, medida que contribui para um aumento da produtividade a médio e longo prazo.

A importância da segurança no trabalho
A empresa como um todo tem muito a ganhar com políticas de segurança do trabalho (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Benefícios do funcionário

Para o trabalhador, é importante ficar atento para verificar se a empresa possui todas as medidas de segurança no trabalho. É uma forma de se proteger contra quaisquer imprevistos que possam ocorrer no ambiente profissional, como os acidentes de trabalho. Quando a empresa assegura a segurança de seus funcionários, os empregados são beneficiados com mais qualidade de vida e melhor ambiente profissional. Os funcionários estarão mais seguros, uma vez que ficarão menos expostos à eventuais riscos inerentes à atividade profissional. É importante ressaltar que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os custos relacionados à segurança são obrigações do empregador.

A importância da segurança no trabalho
Com mais segurança, funcionários trabalham melhor (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Setores de risco e prevenção

A segurança do trabalho se aplica a todos os segmentos profissionais. No entanto, alguns setores específicos possuem mais riscos de problemas ou acidentes. O setor de construção civil e industrial são os principais deles. Por essa razão, um técnico especializado deve possuir capacidade para avaliar e prevenir eventuais riscos nos mais variados ambientes profissionais. Nesse sentido, programas de prevenção contribuem para evitar problemas e fazer com que os funcionários se sintam incluídos e seguros. A equipe que faz parte da segurança do trabalho na empresa deve ser formada por profissionais aptos a realizar sistemas de prevenção, como o médico do trabalho e o técnico de segurança. Entre os principais programas estão o controle médico de saúde ocupacional e o programa de prevenção de riscos ambientais.

A importância da segurança no trabalho
Programas de prevenção evitam acidentes de trabalho (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ambiente agradável e criativo

O objetivo final, tanto do empregador quanto do funcionário, deve ser a construção do melhor ambiente de trabalho possível. Quanto mais agradável e criativo o ambiente profissional, melhor é a relação empregado-empregador. Trabalhar em um local seguro faz com que a empresa aumente a produtividade e a qualidade dos seus produtos. Em contrapartida, os profissionais trabalham com mais empenho, justamente pela certeza de que estão protegidos e de que serão bem tratados caso algum imprevisto ocorra. Um ambiente seguro e harmonioso valoriza o profissional, trazendo satisfação e motivação. Por isso, insista para que o empregador implemente todas as medidas de segurança. É um direito do trabalhador.

A importância da segurança no trabalho
É essencial um ambiente agradável e criativo no trabalho (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Programas de prevenção

Entre os principais programas de apoio à prevenção de acidentes do trabalho está a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), obrigatória em todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas. Já o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional inclui uma série de exames médicos ocupacionais para preservar a saúde dos trabalhadores da empresa. Alcança acidentes de trabalho como clima insalubre e brigada de incêndio. Por sua vez, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais considera a proteção dos recursos naturais ao redor da atuação da empresa. Por fim, o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), define metas de controle para melhorar ao máximo as condições no ambiente de trabalho na indústria que emprega mais de 20 empregados.

A importância da segurança no trabalho
Entre os programas mais comuns está o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível