Saúde

Importância do sistema muscular

Escrito por s.l. stoddart | Traduzido por andressa ferrari arevalo
Importância do sistema muscular

A função do sistema muscular vai além da força física

lucretious;sxc.hu, Aloysius Patrimonio; photoexpress.com

De acordo com scienceclairified.com, o sistema muscular é a rede de tecidos do corpo que controla o movimento das estruturas do corpo e de seus órgãos. Os três tipos de músculo (liso, esquelético e cardíaco) abastecem a maior parte da massa corporal. Os músculos fazem muito mais do que nos fornecer força para levantarmos coisas ou correr por uma quadra. Sem o sistema muscular, todas as outras funções essenciais do corpo não seriam capazes de serem realizadas.

Outras pessoas estão lendo

Locomoção

Sem o sistema muscular, seríamos incapazes de nos movermos. O músculo esquelético trabalha junto com sistema nervoso central do corpo para permitir que o corpo se mova. Alguns movimentos são voluntários, ou seja, são controlados pela pessoa, e outros movimentos são involuntários, não sendo movimentados pelo pensamento consciente. Segundo scienceclairified.com, o esqueleto é incapaz de se mover sozinho; o sistema muscular é absolutamente necessário para a locomoção.

Circulação

Sem o sistema muscular, o coração não seria capaz de bombear sangue; afinal de contas, o coração por si só é um músculo. Músculos cardíacos são involuntários e são controlados pelo sistema nervoso autônomo. De acordo com o Instituto do Coração de Texas, o sangue circula pelo coração através de contrações coordenadas pelas células musculares cardíacas. O sangue se move do átrio para o ventrículo e depois para vasos sanguíneos presentes no sistema circulatório do corpo.

Digestão

Sem o sistema muscular, o processo de digestão alimentar jamais ocorreria, consequentemente, levando o corpo a desnutrição. A musculatura lisa reveste muitos órgãos ocos e estruturas no corpo. Esses músculos provocam uma série de contrações conhecidas como peristálticas. O processo de peristaltismo é essencial à digestão, é através disso que o alimento é transportado da boca para o estômago pelo esôfago. Em adição, o peristaltismo é que faz a matéria se mover pelos intestinos delgado e grosso.

Emoção

Sem o sistema muscular, não seríamos capazes de falar, sorrir, ver ou até mesmo levantar uma sobrancelha. Existem cerca de 30 músculos somente na face, segundo DataFace. Os músculos controlam o movimento e a posição do globo ocular, torna possível beijarmos as nossas esposas/maridos e permite uma criança colocar sua língua para fora da boca. Os músculos tornam possível a expressão de emoções em nossos rostos, sem o uso de uma palavra sequer.

Energia

Sem o sistema muscular, o corpo humano não teria nenhuma energia celular. De acordo com o Centro de Bem-estar de Sagewood, a Adenosina Trifosfato (ATP) é considerada por biólogos a moeda de energia da vida. A ATP é uma molécula que armazena a energia que o corpo usa para realizar cada comando. Os músculos não somente usam ATP, como também a armazenam. Sem os músculos, não haveria lugar algum para armazenar a quantidade extra de energia de ATP que o corpo precisa para sobreviver.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media