Qual a importância do sistema operacional Windows XP?

Escrito por michael dominick | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a importância do sistema operacional Windows XP?
O Windows XP é o sistema operacional padrão no mundo empresarial (notebook pc image by Albo from Fotolia.com)

O Windows XP é atualmente o sistema operacional mais utilizado em desktops no mundo. Isso se deu principalmente pelo fato do mundo corporativo ter incorporado o sistema como padrão para os seus computadores. Entretanto, o XP também é utilizado em grande parte pela população comercial, e a maioria dos usuários domésticos ainda utiliza o XP, mesmo com o lançamento de duas versões mais novas do sistema operacional Windows: Vista e 7.

Outras pessoas estão lendo

As melhoras do XP comparado aos sistemas operacionais anteriores

O Windows XP provou ser um grande avanço diante do seu antecessor, o impopular Windows ME (Millennium Edition). Sua maior vantagem em comparação ao ME era a estabilidade e conectividade com a Internet; o ME apresentou vários problemas de estabilidade e perdeu rapidamente o interesse do público. O XP resolveu esses problemas e deu continuidade à tendência estabelecida pela Microsoft com o Windows 98 de conexões com a Internet e facilidade para conexões de rede.

Domínio do mercado

O domínio do sistema operacional no mercado foi um grande trunfo para a Microsoft, mas isso se tornou também uma certa maldição para a computação pública, já que a maioria dos usuários começou a utilizar o mesmo sistema operacional. Os criadores de códigos de malware logo perceberam que a forma mais eficiente para contaminar computadores era através das fraquezas do Windows XP e o seu navegador embutido Internet Explorer. Isso gerou um verdadeiro boom na criação de programas maliciosos.

Segurança

Reagindo a isso, a Microsoft lançou uma série de atualizações para o Internet Explorer e o Windows XP com o service pack 2. Essa atualização ofereceu uma série de melhorias na segurança da versão inicial do sistema operacional, mas isso teve um preço, a velocidade. A nova camada de segurança deixou o sistema mais lento; usuários do XP perceberam uma notável queda de rendimento após realizarem a atualização. Isso foi importante, pois esta foi a maior campanha contra malware realizada dentro da indústria de computadores, e essencialmente pela Microsoft. Eventualmente, a terceira versão do service pack foi lançada para recuperar um pouco da velocidade, apesar de nunca ter recuperado a mesma velocidade da versão inicial do sistema operacional.

Longevidade

Apesar dos problemas, o Windows XP superou não apenas o grande número de ataques de malwares, mas também o próprio desafio do tempo. Lançado em 2001 e atualizado pela última vez em 2008, o XP é o sistema operacional que teve a maior duração de funcionamento. Embora a Microsoft deva se orgulhar da satisfação dos usurários com o sistema, é importante lembrar que o mesmo quase não funcionou sem dar problemas durante uma década. Quanto mais um sistema operacional é utilizado, maiores são as vulnerabilidades por parte de malwares. Isso ocorre principalmente pelo fato de que há um maior número de ataques contra esses sistemas.

Consequências para o Windows

O XP se tornou um padrão de comparação com os novos sistemas operacionais, o que resultou nas baixas vendas e receptividade do Windows Vista. A mesma comparação fez com que a Microsoft divulgasse o Windows 7 como algo semelhante ao XP. Esse é um importante fator para compreender os efeitos do sistema operacional na computação, mas também para avaliar os erros em geral, principalmente para usuários do Windows, já que isso impossibilita a criação de algo muito inovador por parte da Microsoft com a sua linha de sistemas operacionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível