Qual a importância dos tampões para a área farmacêutica?

Escrito por ken appelt | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a importância dos tampões para a área farmacêutica?
Farmacêuticas calculando uma solução tampão isotônica (préparatrices en pharmacie image by cédric chabal from Fotolia.com)

Os tampões são preparados em farmácias ou pelos fabricantes de medicamentos. Eles ajustam o pH das soluções aquosas para aplicações que requerem estabilidade previsível e melhores resultados clínicos. Do ponto de vista farmacológico, é importante controlar o pH de uma solução para minimizar a degradação do medicamento, a fim de melhorar o conforto do paciente e a conformidade com as normas e para melhorar a eficácia da entrega.

Outras pessoas estão lendo

identificação

As soluções tampão podem resistir a uma alteração significativa no pH, quando uma concentração limitada de ácido ou de base é adicionada a elas. O pH de uma solução é definido como o logaritmo negativo da concentração molar de íon de hidrogênio. A característica mais importante de uma solução tampão é seu pH. Estas soluções normalmente são líquidos transparentes prescritos por médicos e administrados de modo tópico ou intravenoso por profissionais treinados.

Mecanismos de ação

Uma solução tampão contém um ácido e sua base conjugada, ou uma base e seu ácido conjugado. Um ácido forte perde um próton com facilidade e, consequentemente, a base conjugada de um ácido forte é uma base fraca. A característica mais importante de uma solução tampão é o pH, que pode ser calculado usando a equação de Henderson-Hasselbalch e sua capacidade de tamponamento. Esta capacidade é a quantidade de ácido ou de base que pode ser adicionada sem nenhuma alteração significativa no pH e ela pode ser calculada a partir da equação de van Slyke.

Significância

A principal finalidade e importância dos tampões é proteger as preparações farmacêuticas de qualquer alteração repentina no pH, mesmo quando concentrações limitadas de ácido ou de base são adicionadas.

A adição de qualquer componente a uma solução também afetará a isotonicidade, já que ela é uma propriedade do número de partículas na solução. Portanto, a pressão osmótica de uma solução será afetada não somente pelo medicamento, mas também pelos compostos tampões que estão inclusos na formulação.

Após estes compostos serem adicionados ainda é possível que a solução não seja isotônica. O farmacêutico calcula e adiciona os compostos, normalmente cloreto de sódio ou fosfato de potássio, ou ainda água estéril à solução. Em geral, esta solução é chamada de isotônica tamponada. As soluções tamponadas e isotônicas também são referidas como soluções ajustadas.

Aplicações

As soluções tamponadas administradas intravenosamente causam pouquíssimos efeitos adversos, já que o corpo se ajusta naturalmente às pequenas alterações no pH normal do sangue de 7,4. Na formulação farmacêutica para outras aplicações, é importante evitar grandes alterações na pressão osmótica através de uma membrana celular. Assim, quando as soluções isotônicas tamponadas são feitas para os olhos, tecidos moles, cavidades nasal ou para aplicações na cavidade anal ou vaginal, a isotonicidade é especialmente considerada, para evitar complicações. Uma solução isotônica tamponada é preparada e administrada de forma que terá a mesma concentração de soluto existente no fluido biológico com o qual ela entra em contato.

Considerações

A maioria dos tampões encontrados em farmácia são fabricados por companhias como a Baxter e Abbot Laboratories. Entretanto, as farmácias ainda calculam e preparam soluções isotônicas tamponadas para muitas situações. Os farmacêuticos precisam recorrer aos conhecimentos em anatomia, fisiologia, matemática, química e outras ciências para preparar a mistura apropriada oferecendo resultados benéficos ao paciente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível