A importância do uso de rimas para aprender o idioma

Escrito por cara batema Google | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do uso de rimas para aprender o idioma
Rimas são divertidas para crianças (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Aprender rimas é importante para que as crianças possam melhorar sua linguagem, seu conhecimento e seu desenvolvimento físico e social. As crianças desenvolvem os músculos da boca e da língua ao falar as rimas e melhoram sua memória. Ouvir rimas ajuda as crianças a aprender como os sons se combinam para compor palavras e frases, e assim, elas começam a entender o ritmo da linguagem. Em todos esses aspectos, as rimas auxiliam a criança a aprender melhor a língua.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento do idioma

O desenvolvimento do idioma envolve uma combinação de escuta e fala. Quando uma criança escuta uma rima, ela está ouvindo como as palavras e frases são criadas. As crianças começam a entender a linguagem e como as palavras são articuladas e pronunciadas, percebendo ritmo e inflexão. Rimas também auxiliam no desenvolvimento da língua aumentando o vocabulário. Incentivar as crianças a aprenderem rimas ajuda no desenvolvimento da pronúncia e dos músculos da boca.

Benefícios

Há muitos benefícios em aprender rimas. Além do desenvolvimento do idioma, as crianças desenvolvem a memória e a leitura. Rimas incluem repetição, e o uso de rimas conhecidas melhoram as memórias de longo e curto prazo. Muitas rimas também desenvolvem conceitos matemáticos, como contar de trás para a frente. Esse tipo de rimas aumenta os conhecimentos acerca da matemática e de sequências. Ler rimas em livros aumenta o interesse pela leitura. Rimas são divertidas e úteis para o desenvolvimento social, uma vez que o ato de ler e participar de uma rima aumenta os laços entre a criança e aquele que está lhe ensinando.

Como usar as rimas

Você pode selecionar rimas de um livro ou da Internet. Use rimas tradicionais e algumas que envolvam brincadeiras com os dedos. Interprete as rimas ao ler ou recitar; use uma variedade de inflexões vocais e até mesmo encene. Repetir rimas ajuda a memória. Reveze com alguém as rimas ditas para seu filho. Utilize novas rimas para aumentar o vocabulário e repertório da criança. Grave você ou seu filho recitando as rimas.

Importância

Rimas são atividades divertidas para crianças e, como são pequenas, as crianças podem prestar atenção nelas e curtir a experiência. Memorizar rimas permite que a criança aprenda as regras e padrões da linguagem. Quando uma criança consegue reconhecer a forma que as pessoas utilizam palavras e frases, ela está muito mais apta para a leitura. Rimas também estimulam a criatividade, já que, ao ouvi-las, a criança passa a ter ideias e imagens formadas em sua cabeça, o que permite o uso da imaginação. Se as rimas não são usadas constantemente, será mais difícil para a criança desenvolver seu idioma e sua criatividade. Usar rimas com seus filhos permite que eles cresçam e se desenvolvam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível