A importância da verificação das fontes da internet

Escrito por milton kazmeyer | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da verificação das fontes da internet
Cuidado com as fontes dos sites de onde você retira suas informações, pois elas podem ser falsas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A internet pode ser uma excelente ferramenta para pesquisas e uma ótima fonte de informações, mas seu uso também requer cuidados. A natureza anônima da rede encoraja os usuários a postarem conteúdo de veracidade questionável e depender de informações obtidas online pode ser perigoso. Aprender a verificar as fontes pode ajudar a melhorar a base do conhecimento global da rede sem se tornar uma vítima de informações erradas colocadas propositalmente ou não.

Outras pessoas estão lendo

Conteúdo anônimo

A possibilidade de postar informações anonimamente é algo que possui grandes vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. Isto permite que os usuários postem opiniões que possam ser até perigosas em seu país sem risco de repreensão, mas, ao mesmo tempo, isto os permite postar informações que podem ser impossíveis de verificar. Você sempre deve tratar a informação como suspeita se você não puder identificar sua fonte, sem se importar com o quanto interessante ela possa parecer.

Qualidade do site

É importante considerar o tipo de site que você está visualizando quando ler uma estória. Muitos sites permitem que os usuários façam contas quase anônimas, postando o que quiserem sem a mínima atenção sobre sua veracidade. Outros tentam conseguir algum controle editorial sendo moderador de postagens, mas até estes dependem das habilidades de moderadores para evitar informações falsas. Até mesmo sites muito conhecidos como a Wikipedia podem ser vítimas de postagens falsas e alteradas que podem sobreviver por horas ou até dias antes de alguém notá-las e corrigi-las. Procurar por verificação de histórias em sites de notícias de renome pode ajudar a evitar armadilhas e pegadinhas.

Fontes únicas

Com a facilidade de copiar informação na internet, uma única estória pode se espalhar por todo o mundo. Sempre tome cuidado quando você encontrar um grande número de sites comentando ou reportando uma estória que parece vir de uma única fonte. Uma estória mal representada ou imprecisa pode se espalhar como fogo, espalhando com ela a informação incorreta através da internet. Exemplos comuns são mortes de celebridades, geralmente postadas como pegadinhas em sites e reportadas e retransmitidas como fatos por pessoas sem verificação.

Fonte primária

Uma das melhores maneiras de verificar uma estória na internet é procurar por fontes primárias. Geralmente, você lerá um blog ou algum site que tem como referência uma estória de outra fonte. Sempre existirá o risco de que a pessoa que postou a estória a pegou fora de contexto ou está usando apenas um pedaço para reforçar um ponto de vista. Por isto, evite depender de informações como esta. Procurar pela fonte primária o ajudará a verificar os fatos você mesmo, sem a necessidade de depender do filtro de alguma outra pessoa sobre o significado da informação. Você também deve ser cuidadoso com postagens que não citem fontes primárias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível