on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que é importante que os pediatras saibam matemática?

Atualizado em 22 julho, 2017

Durante todo o ensino fundamental, os alunos aprendem a importância da matemática, e com razão. Muitas carreiras exigem o uso da matemática rotineiramente, inclusive àquelas na área da saúde. Além das disciplinas que lidam com a matemática, como cálculo, física e química, que todos os médicos estudam durante a sua formação, os pediatras usam a matemática de várias maneiras em suas atividades diárias.

Os pediatras realizam exames de rotina e monitoram o crescimento saudável das crianças (doctor and patient 13 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Medição

Uma das formas mais elementares de matemática é uma das mais úteis para os pediatras. Medições simples, como altura, peso, temperatura, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e pressão arterial são de responsabilidade do pediatra. Embora os enfermeiros realizem esses procedimentos na maioria dos consultórios médicos, são os pediatras que passam a vista sobre os números e interpretam se ele indicam, ou não, padrões saudáveis ​​de desenvolvimento. Às vezes, esses números são usados ​​em uma matemática mais complexa, como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é um valor derivado, considerando-se a altura e o peso do paciente, a fim de fornecer uma estimativa do peso corporal saudável.

Loading...

Conversão

Outra forma elementar de matemática usada pelos pediatras é a conversão das medições de um sistema para outro. Como as convenções universais variam, os médicos devem ser capazes de navegar entre os diferentes sistemas métricos. Por exemplo, os pacientes norte-americanos são pesados em libras, mas a medicação pode ser prescrita por quilograma. Além disso, todos os médicos são responsáveis por se manter atualizados com as novas pesquisas. Se um artigo é publicado fora do seu país de origem, o pediatra terá que rever os dados apresentados no sistema métrico e ser capaz de compreender o seu significado.

Tratamento

Diferentes medicamentos precisam ser prescritos em dosagens diferentes, devido à sua eficácia ( por conta dos princípios ativos), bem como pela forma que são introduzidos no organismo. Todos têm uma determinada recomendação da quantidade de gramas que deve ser prescrita, de acordo com o peso corporal do paciente. Portanto, os pediatras têm que utilizar a multiplicação simples e determinar a dosagem apropriada para cada paciente. Outro exemplo de tratamento muito comum, que requer o cálculo matemático, é a administração de líquidos por via intravenosa (IV).

Pesquisa

Assim como os outros médicos, muitos pediatras conduzem pesquisas clínicas, utilizando dados coletados de seus pacientes para chegar a conclusões sobre certas questões médicas. De modo a produzir resultados valiosos no contexto da investigação clínica, é importante estar familiarizado com os vários procedimentos estatísticos. É preciso definir se eles geram informações sobre tendências numéricas ou se as conclusões são, ou não, estatisticamente significativas. Exemplos de métodos estatísticos comumente utilizados ao avaliar dados incluem o p-value, t-teste, teste chi-quadrado, desvio padrão e porcentagem de erro.

Especialidades

Além da clínica geral, alguns pediatras especializam-se no tratamento de certos sistemas do corpo, como coração, cérebro ou outros órgãos. Os cardiologistas pediátricos usam matemática avançada, bem como matemática elementar, de forma rotineira. Como não é fácil reunir dados sobre o coração de um paciente sem procedimentos invasivos, os cardiologistas têm desenvolvido outros meios de examinar o coração. A ecocardiografia emprega o som para capturar imagens do coração, muito parecido com as ultrassonografias que captam as imagens dos bebês em gestação. Usando essas imagens e a matemática avançada, os cardiologistas conseguem calcular valores, como alterações na pressão arterial intracardíacas. Exemplos semelhantes podem ser encontrados em todas as divisões da medicina. Outros procedimentos de imagem, como a ressonância magnética, podem envolver a matemática para avaliar os órgãos internos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...