×
Loading ...

Por que é importante saber qual é sua frequência cardíaca?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Saber qual é sua frequência cardíaca (FC) mantém-no informado sobre sua saúde. Uma FC normal em repouso, para a maioria dos adultos, varia de 60 a 100 batimentos por minuto. É importante saber se ela é normal, porque, se for muito alta ou muito baixa, pode indicar um problema de saúde de base. Além disso, é bom saber qual é sua FC para que possa se exercitar no pico de seu desempenho, em vez de não trabalhar duro o suficiente ou trabalhar demais.

Sua frequência cardíaca revela informações sobre sua saúde (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)

Identificação

É fácil determinar sua frequência cardíaca (FC). Para descobrir sua FC de repouso, simplesmente encontre o pulso de sua artéria aorta e conte os batimentos cardíacos por dez segundos; multiplique esse número por seis. Essa também é a maneira de determinar sua FC quando estiver se exercitando. Além disso, você pode adquirir relógios e monitores para FC a fim de ajudá-lo a descobrir a sua.

Loading...
É fácil determinar sua frequência cardíaca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Considerações

Taquicardia é uma condição em que a frequência cardíaca (FC) é mais rápida que o normal. Não é um risco imediato para a maioria das pessoas e pode não causar quaisquer complicações de saúde. No entanto, pode perturbar as funções cardíacas normais, aumentando os riscos de acidente vascular cerebral ou causar parada cardíaca súbita. A bradicardia é uma condição em que os batimentos cardíacos se tornam mais lentos que o normal. Pode ser perigosa se o coração não estiver bombeando suficiente oxigênio para todo o corpo. Em algumas pessoas, a bradicardia não causará complicações. Os marca-passos podem ajudar os corações com frequências lentas a manter a FC normal, de acordo com o site "Mayo Clinic".

Marca-passo (Dieter Meyrl/iStock/Getty Images)

Significado

Saber qual é sua frequência cardíaca (FC) alvo durante o exercício é extremamente benéfico, pois, com essa informação, você pode medir seu nível de condicionamento e como seu corpo está respondendo ao exercício. Para determinar sua FC alvo, subtraia sua idade do número 222. Sua FC máxima é o número total. Por exemplo, essa frequência é 185 para a idade de 35 anos. Uma regra geral é permanecer em 60 a 85% desse número. A mesma faixa dos 35 anos de idade fica entre 117 e 165.

Advertência

Muitas coisas podem influenciar sua frequência cardíaca (FC), como o nível de atividade, a posição de seu corpo quando você faz a aferição de sua FC, suas emoções, seu tamanho corporal e quaisquer medicações que possa estar tomando. Fique imóvel enquanto afere sua FC e alerte seu médico se ela estiver constantemente acima de 100 ou abaixo de 60.

Alerte seu médico se sua frequência cardíaca estiver constantemente acima de 100 ou abaixo de 60 (Brankica Tekic/iStock/Getty Images)

Equívocos

Nem todas as pessoas têm o que é considerada uma frequência cardíaca (FC) "normal". Por exemplo, os atletas podem ter uma FC de repouso na faixa de 40 a 60 batimentos por minuto. Os idosos geralmente têm FC de repouso mais altas.

Os idosos geralmente têm frequências cardíacas de repouso mais altas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...