×
Loading ...

Impossibilidade de agachar e dor nos joelhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lesões no joelho podem causar uma série de problemas. Como o joelho atua como uma dobradiça e fornece alavancagem para as pernas, é vital para os movimentos como inclinar, virar, agachar ou ficar em pé. Quando o joelho está machucado, ocorre o inchaço, assim como outros danos, limitando a mobilidade da perna e causando dor quando atividades normais acontecem. A compreensão das funções do joelho pode explicar que o agachamento é impossível quando há uma lesão no joelho envolvida.

Lesionar o joelho pode causar todos os tipos de problemas de mobilidade (knee X-ray image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Significado

O joelho serve como se fosse uma dobradiça para as pernas. Por sua habilidade de inclinar, rodar, virar, ficar ereto, empurrar e puxar, a articulação do joelho dá mais torque e força aos músculos, assim como mais flexibilidade. Quando uma pessoa agacha, o joelho é dobrado em sua capacidade máxima enquanto o peso do corpo cai para o centro, atrás das articulações. Os músculos do quadríceps e todos os ligamentos e tendões alongam-se para acomodar a mudança do balanço e a rótula fica imóvel sobre os ossos dobrados das pernas.

Loading...

Efeitos

Os efeitos de uma lesão do joelho podem causar todo o tipo de problema na ação de agachar. O inchaço é uma das primeiras reações a uma lesão, inflamará a articulação, essencialmente deixando mais espessa e congelada, tornando quase impossível curvar-se. A sensação de tensionamento tornará dolorosa a ação de curvar-se e haverá uma sensação de fraqueza também. No caso de ligamentos rompidos ou corpos soltos dentro da articulação, o joelho poderá entrar em colapso e não segurar o peso ou poderá "congelar" e travar na posição. Ambas as situações tornam o agachamento impossível.

Tipos

Existem diversos tipos de lesão no joelho. As agudas, como ossos quebrados ou deslocamentos, tornam impossível a utilização do joelho e devem ser tratadas imediatamente com medicamentos. Lesões crônicas, como distensão nos tendões, problemas na cartilagem ou osteoartrite podem causar problemas às funções do cérebro e tornar o agachamento doloroso e difícil. As lesões por sobreuso respondem com descanso e, geralmente, uma recuperação total é alcançada. Dependendo do tipo de lesão, o agachamento poderá ou não ser uma ação aceitável após o tratamento da lesão.

Aviso

É importante compreender que se você forçar o joelho a trabalhar enquanto ele estiver lesionado, pode piorar a lesão e causar mais danos. Muitos problemas podem ser tratados e o joelho pode voltar a funcionar mesmo que haja danos significativos. Isto é particularmente verdade nos casos de rompimento das cartilagens. Se sente no joelho instabilidade, dores ou pontadas agudas é importante procurar imediatamente a atenção médica.

Considerações

Se você estiver experimentando dores no joelho, seja aguda ou moderada, é importante reconsiderar qualquer atividade que possa estressá-lo ou aumentar o desconforto. O melhor conselho é que, se dói quando você faz, não faça. Se os joelhos doem quando você agacha, evite esta ação. Se você souber a causa, como obesidade ou lesão antiga, há chances de não precisar de atenção médica, mas se o problema é novo ou intensificou-se, é hora de procurar ajuda.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...