Impressoras de fotos térmicas vs. jato de tinta

Escrito por erik devaney | Traduzido por guilherme vieira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Impressoras de fotos térmicas vs. jato de tinta
Algumas impressoras independem de computadores (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

As empresas projetam impressoras de fotos especificamente para imprimir, em alta qualidade, tanto em preto e branco quanto colorido. Duas das tecnologias mais adotadas são as térmicas, também conhecidas por "sublimação de tinta" ou "dye sub", e as a jato de tinta. Enquanto ambas têm suas vantagens e desvantagens, nenhuma é decididamente melhor do que a outra. A melhor tecnologia de impressão é aquela que melhor supre suas preferências.

Outras pessoas estão lendo

Processo de impressão

Impressoras a jato de tinta usam um processo conhecido como "pontilhamento" para produzir impressões com qualidade fotográfica. O processo inclui sobrepor, em camadas, pontos de tamanhos diferentes em uma só cor várias e várias vezes. Isso faz o olho acreditar que há mais cores presentes do que de fato há. Um cabeçote cria esses pontos borrifando tinta de um bico para uma folha de papel. Em comparação, impressoras térmicas funcionam com elementos aquecidos e tiras especializadas, conhecidas por fitas dos tons ciano, magenta, amarelo e chave, ou CMYK. Quando as fitas CMYK são aquecidas, partículas da tinta sublimam (tornam-se gasosas) e se depositam na superfície de uma folha de papel.

Tipos de mídia

Devido ao processo que as impressoras térmicas usam para transferir as imagens ao papel, o uso de uma dessas requer tipos de papéis específicos para absorção das partículas gasosas da tinta que elas usam. Em comparação, impressoras a jato de tinta podem imprimir em papéis comuns, além dos específicos mencionados. Logo, se quiser economizar optando por papel comum ou se quiser usar uma impressora de fotos para imprimir documentos de texto ou outros conteúdos, exceto imagens, uma impressora a jato de tinta seria a melhor opção.

Qualidade da imagem

Ambos os tipos de impressoras são capazes de produzir imagens de alta qualidade. No entanto, interpretações da palavra "qualidade" variam de acordo com cada pessoa. Para alguns usuários, impressoras a jato de tinta produzem qualidade de imagem superior devido ao alto nível de detalhes e a falta de borrões. Outros defendem que as impressoras térmicas, embora possam produzir imagens um pouco borradas, permitem uma saturação de cor mais profunda. Enquanto artistas gráficos e pessoas de negócios preferem as impressoras mais precisas, a jato de tinta, fotógrafos tendem a preferir as térmicas, que permitem cores mais vivas.

Confiança

Como as impressoras a jato de tinta fazem uso do cabeçote de impressão que se move para frente e para trás, elas são mais suscetíveis a quebras em comparação com os elementos de aquecimento das termais, relativamente estáticos. Além disso, essas últimas não estão sujeitas a vazamentos, uma vez que não fazem uso de tinta líquida. Por isso, se estiver procurando impressoras mais confiáveis, de menor exigência por manutenção, uma térmica seria a melhor opção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível