Mais
×

Como imprimir em um filme plástico de um PC para uma impressora de jato de tinta

Filmes plásticos oferecem um meio único para trabalhos e projetos, pois costumam ser claros e transparentes, permitindo que a luz seja filtrada pelas cores, dando um efeito de um vitral colorido. Folhas especiais para impressoras de jato de tinta têm um lado revestido para segurar a tinta. Plásticos lisos normais requerem um tempo para que a tinta seque. Usuários podem transferir o desenho das tintas ainda frescas do plástico para outras superfícies absorventes, como papéis. Impressoras de jato de tinta dão opções para controlar a qualidade da impressão, como uma configuração para um papel grosso, impressão de menor velocidade e resolução.

Instruções

Saiba como fazer impressões de boa qualidade em folhas plásticas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Assegure-se de que os acessórios da impressora e seus drivers estejam instalados em seu computador.

  2. Abra o arquivo ou imagem desejada.

  3. Imagine como o plástico será aplicado na superfície desejada, ou como a imagem será usada. Por exemplo, uma película plástica para janelas não terá que ter a imagem impressa tocando na superfície de vidro (para evitar transferência de tinta ou borrões), filme plástico usado em uma caixa de luz terá a imagem impressa no lado de dentro para que a superfície pareça lisa (requer uma imagem reversa).

  4. Gire a imagem para que ela fique reversa, se necessário, baseando-se no passo 3.

  5. Insira uma folha plástica na abertura para folhas da impressora, ou insira-a diretamente na bandeja de impressão. Se você estiver usando folhas próprias para jato de tinta, assegure-se de inseri-las de modo que a face áspera ou grudenta fique virada para o lado de dentro da impressora (entrada para papéis). Por exemplo, o "HP Premium Transparency Film" (filme de transparência HP Premium) é revestido em um lado e tem uma borda dura e branca em uma extremidade curta para facilitar que o papel passe pelos rolamentos.

    Nota importante: se o filme plástico for muito fino (como papel de embrulho), coloque o filme sobre um papel e prenda-os com fita adesiva (cobrindo todas as laterais e bordas).

  6. Selecione a função "Print" (imprimir) no programa (normalmente localizado na barra do menu superior ou na barra de ferramentas).

  7. Selecione a impressora de destino e as seguintes opções de impressão no menu de impressão: Tipo de papel: Transparência Bandeja de saída: entrada manual de papel ou bandeja 1 Qualidade: normal ou melhor (selecione a melhor disponível para fotos) Impressão sem bordas: desligado

  8. Clique no botão imprimir.

  9. Manuseie cautelosamente o filme impresso pelas extremidades para evitar borrões na imagem. Posicione-o em uma superfície plana para deixá-lo secar bem (normalmente durante uma noite, especialmente se o filme não for próprio para jatos de tinta).

Dicas

  • Lembre-se de que as áreas brancas do desenho não serão impressas, estas partes aparecerão transparentes em uma folha transparente.
  • Se quiser, jogue pó metálico ou glitter na tinta fresca, como sugerido pelo site CraftyPC (veja referências) e permita que a folha seque. Escove cuidadosamente ou chacoalhe o excesso de partículas da folha seca.
  • Para folhas plásticas grossas, escolha as revestidas ou papel cartão semi brilhante (papel especial) como o tipo de papel no menu de impressão.

Avisos

  • Algumas impressoras de jato de tinta borrarão em superfícies lisas pois a tinta não será absorvida ou aderida ao filme. Imprima uma página de teste em uma folha plástica para checar os resultados da impressão.
  • Muitos filmes que não são especiais (como plásticos para embrulho) são revestidos por plastificantes. A maioria das tintas não aderem bem neste tipo de superfície.

Coisas Necessárias

  • Folhas plásticas para jato de tinta
  • Papel
  • Fita adesiva
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article