Como imprimir uma tabela utilizando a função "fprintf" no Matlab

Escrito por jackie lohrey | Traduzido por bruno queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como imprimir uma tabela utilizando a função "fprintf" no Matlab
Esquematize sua tabela antes de desenha-la, formatá-la e imprimi-la pelo Matlab (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Imprimir uma tabela utilizando o Matlab nem sempre significa que ela ficará bem ajustada no papel. Utilize a função "fprintf" do programa para se certificar de que ela terá um bom aspecto. As instruções inclusas dentro do "fprintf" (a começar pela função "boxSizeTable") lhe permitem acrescentar o tamanho da coluna, definir as dimensões da tabela e optar pelos seus formatos, oferecendo total controle das informações sobre aparência e formatação da tabela. Analise essas informações, decida suas preferências, e até mesmo crie um rascunho da tabela para melhor utilizar essa função.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Matlab e inicie um novo projeto selecionando "New" (novo) na guia "Window" no seu menu principal.

  2. 2

    Digite "function boxSizeTable" na primeira linha e coloque o objetivo da tabela escrevendo um comentário do tipo "% This table will demonstrate printing with fprintf" (Esta tabela irá demonstrar a impressão com fprintf) na segunda linha.

  3. 3

    Identifique informações da tabela definindo o tamanho da coluna e identificadores das linhas, e especificando o conteúdo que cada célula conterá. Para uma tabela que descreverá os tamanhos disponíveis de caixas de transporte, digite o seguinte exemplo:

    tamanho = char(’pequeno’,’médio’,’grande’); largura = [5; 5; 10]; altura = [5; 8; 15]; espessura = [15; 15; 20]; % volume é medido em metros cúbicos vol = largura.altura.espessura/10000;

  4. 4

    Inicie a função "fprintf" dando um nome a tabela. Identifique a função e o nome, depois termine o comando com um caractere especial "\n’", que informa ao Matlab processar imediatamente a próxima linha de código:

    fprintf(’\nAjustar os tamanhos da caixa\n\n’);

  5. 5

    Coloque uma segunda linha de código para identificar as variáveis das linhas e siga para a próxima linha de código:

    fprintf(’tamanho largura altura espessura volume\n’);

  6. 6

    Digite instruções adicionais para completar a formatação da tabela. Nessa tabela, por exemplo, você pode acrescentar uma instrução à função para informar aos leitores as medidas da tabela:

    fprintf(’ (cm) (cm) (cm) (m^3)\n’);

  7. 7

    Termine a formatação colocando um loop "for" que adiciona campos do espaçamento da largura, formatos de texto e números por meio de códigos recursivos, instruindo à função para continuar imprimindo até que todas as informações estejam impressas. Por exemplo, a instrução "8s" informa à função que permite utilizar números reais com até oito numerais, enquanto a instrução "8d" permite praticamente o mesmo, com exceção de apenas comportar números inteiros:

    for i=1:comprimento(largura) fprintf(’%-8s %8d %8d %8d %9.5f\n’,... tamanho(i,:),largura(i),altura(i),espessura(i),vol(i))

  8. 8

    Salve e veja na tela sua tabela, ou selecione "Print" (imprimir) na guia "File" (arquivo) no menu principal para imprimi-la em um papel.

Dicas & Advertências

  • Sempre pressione "Enter" em vez de apertar a tecla "Tab" para pular a outra linha.
  • Coloque o símbolo de porcentagem (%) no início das linhas que não desejar imprimir, apenas escrever um comentário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível