×
Loading ...

Como improvisar uma panela de banho-maria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os alimentos sensíveis, muitas vezes, necessitam de um toque delicado e aquecê-los diretamente no fogão definitivamente não é o mais recomendado. Mas se a sua receita requer algo como derreter chocolate ou fazer um creme em uma panela de banho-maria e não houver nenhuma à disposição, não jogue a receita fora: improvise! É provável que na sua cozinha já existam os itens necessários para montar e improvisar a sua própria panela de banho-maria e tornar real a sua receita favorita.

Instruções

A panela de banho-maria é motada com duas panelas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Providencie duas panelas que tenham tamanhos diferentes. Uma panela deve encaixar no interior da outra sem tocar no fundo. Se não conseguir duas panelas que se encaixem dessa forma, tente usar um copo ou uma tigela de metal.

    Loading...
  2. Encha a panela maior com cerca de um terço de água. Não encha-a completamente, pois a água pode transbordar para a panela menor. Leve-a ao fogão para fervê-la.

  3. Reduza o fogo quando a água começar a ferver. Encaixe a panela menor dentro da maior, de modo que ela não toque o fundo na água fervendo.

  4. Coloque dentro da panela menor o ingrediente que será aquecido ou derretido. O vapor criado pela água fervente e a camada de ar por baixo da panela aquecerão sutilmente o alimento.

Loading...

Dicas

  • Utilize pegadores ou algum outro tipo de material resistente ao calor para manipular a panela de banho-maria.

Aviso

  • Tome precauções ao manusear a panela de banho-maria, pois ela estará muito quente.

O que você precisa

  • Duas panelas de tamanhos diferentes
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...