O que os incas inventaram?

O império inca ficava nos Andes, onde hoje está o Peru

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A civilização inca foi, no passado, um império que se estendia por cerca de 4 mil quilômetros onde hoje está o Peru. Cuzco era sua capital desde o início do império, no século XII, até seu colapso, no século XVI. Os incas não tinham uma língua escrita, portanto sua história é preservada até os dias de hoje através da tradição oral e de descobertas arqueológicas. Apesar da falta de uma língua escrita, a cultura inca era muito rica e foi responsável por várias inovações.

Terraceamento

Grandes partes do império inca situavam-se nos Andes, a segunda maior cordilheira do mundo, atrás apenas do Himalaia. As encostas íngremes das montanhas ofereciam muito pouca terra para a agricultura, então os incas criaram degraus, ou terraços, de terreno plano nos lados das montanhas, o que lhes permitiu plantar batatas e outras culturas nas laterais dessas formações. O terraceamento também prevenia a erosão da terra após chuvas fortes. Esta técnica de agricultura foi acompanhada pelo desenvolvimento de complexos sistemas de irrigação.

Quipo

Mesmo sem língua escrita, os incas usavam um conjunto de nós em uma corda para fazer contas. O número de nós numa corda representava um número; e a complexidade e a quantidade de nós indicava outros fatores, como o conteúdo dos armazéns, resultados de censos e os pagantes de impostos de uma região.

Flauta de pã

Feitas de cana, as flautas de pã são formadas por vários tubos de diferentes medidas, conectadas por uma corda. Quando o ar é soprado através dos orifícios, devido às diferentes medidas dos tubos, eles produzem sons distintos.

Agricultura

Os incas desenvolveram, por meio de técnicas de hibridização, mais da metade dos produtos consumidos hoje em dia. Entre eles, estão 20 variedades de milho, 240 tipos de batata e pelo menos um tipo de abobrinha, feijão, pimenta e amendoim, além de outros menos conhecidos, como a quinoa, grão usado em cereais, e a mandioca, uma raiz tuberculosa.

Preservação de comida

Tomando vantagem da altitude, os incas congelavam e secavam a comida até retirar dela toda a umidade ou até congelá-la, o que pode conservar a comida por meses ou até anos.

eHow Brasil
×