×
Loading ...

Como incentivar o interesse de crianças em ler a Bíblia

A maioria das crianças não acha divertido quando ouve que é hora de estudar a Bíblia ou orar. Você pode achar difícil despertar o interesse delas sobre a Bíblia, e mais difícil ainda fazer compartilharem com seus amigos. Um dos maiores desafios é fazer que com que as histórias da Bíblia sejam relevantes para o mundo de uma criança. Enquanto eles podem considerá-la arcaica e desatualizada, é possível correlacioná-la à vida diária atual.

Instruções

Descubra o que interessa seu filho e escolha as histórias da Bíblia baseado em seus interesses (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Anime-se ao falar da Bíblia. As crianças pequenas imitam o ânimo dos pais. Se você reagir como se fosse uma obrigação, elas farão o mesmo. As crianças preferem as histórias de ação. Conte histórias como a de Davi e Golias ou Moisés dividindo o Mar Vermelho. A história dos Dez Mandamentos pode ser contada como algo divertido, com lições valiosas para ensinar ao seu filho.

    Loading...
  2. Conte as histórias com mudanças modernas. Ler a Bíblia não precisa ser algo formal ou autoritário. Compartilhe as histórias com seu filho enquanto estiver dirigindo ou no meio de uma conversa. A história de Jó é boa para contar quando seu filho estiver triste com algo. Explique como Jó se manteve fiel a Deus mesmo quando coisas ruins aconteciam a ele. Relate histórias tanto quanto possível em ocorrências diárias.

  3. Ensine às crianças como usar a Bíblia. Para elas, até abri-la pode parecer um desafio formidável. Elas podem não saber como começar. Evite a versão do Rei Jaime, visto que podem não entendê-la completamente. Para os mais novos, escolha uma Bíblia com figuras e ilustrações para começar. Os mais velhos podem obter a nova versão internacional.

  4. Explique completamente o que a Bíblia é, o que significa e de onde vem. Você pode compará-la a códigos para trapacear em video games, já que crianças usam-nos para avançar em jogos rapidamente e com sucesso. Explique que a Bíblia é como um manual de instruções da vida, cheia de ideais para a vida, como um "código para trapacear" para a vida.

  5. Use acessórios para deixar as histórias mais interativas. Você pode encenar uma delas, como a de Daniel e o leão, com objetos e roupas facilmente encontrados pela casa. Quanto mais divertida for a representação, mais você segurará a atenção da criança. Se elas gostarem de atuar essas histórias com você, é provável que compartilhem com seus amigos.

  6. Encoraje a leitura da Bíblia na escola, grupos de jovens e atividades da igreja. Quando as crianças estiverem reunidas em um ambiente divertido, o interesse delas pela Bíblia é despertado. Incite seu filho a compartilhar as lições que aprenderem com outra criança.

Loading...

Dicas

  • Segure a Bíblia conforme você ensina as lições dela. As histórias podem causar uma impressão maior se as crianças puderem ler a história novamente mais tarde.
  • Encoraje a memorização de versos bíblicos. Quando as crianças experimentarem momentos difíceis, já terão estudado e memorizado os versos.
  • Ore com sua criança. A Bíblia não tem somente histórias divertidas; você deve continuar com a ação.

Aviso

  • Não acabe com atividades divertidas para estudar a Bíblia; elas não gostarão disso. Como alternativa, espere até que estejam entediadas para apresentar as histórias.

O que você precisa

  • Bíblia

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...