×
Loading ...

Inchaço e dor nas patas de cães

Os cães demonstram que suas patas estão machucadas quando as levantam do chão completamente ao caminharem ou quando ficam muito relutantes em movê-la. Um cão que está mancando, arrastando a pata ou relutando em movê-la deve ser examinado de perto. Se estiver com um inchaço ou caroço nas patas ou nas articulações das mesmas, é necessário levá-lo ao veterinário.

Um cão com inchaço ou caroço nas patas deve ser levado ao veterinário (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Todas as patas

Se o cão tiver dor e inchaço nas quatro patas, ele deve ser levado ao veterinário o quanto antes para a realização de exames. De acordo com o livro The Veterinarians' Guide to Your Dog's Symptoms (Michael S. Garvey, D.V.M., et al; 1999), isso pode ser causado pela doença de Lyme (transmitida por carrapatos), por artrite ou por uma inflamação nos músculos chamada miosite ou poliartropatia (que é o nome dado à inflamação nas articulações das patas dos cães sem causa identificada).

Loading...

Mancando com uma pata

Se o cão tiver mais de seis anos de idade e não aparentar ter outros sintomas além de mancar com uma pata e ela estar inchada, o livro The Veterinarians' Guide to Your Dog's Symptoms sugere que isso pode ser um sinal do crescimento de um tumor ósseo. Essa condição pode ser diagnosticada com um exame de raio X. Quando detectados precocemente, os tumores ósseos podem ser tratados, mesmo se forem malignos.

Idade

Se o cão tiver mais de sete anos de idade, e manqueira e inchaço em uma, duas, três ou nas quatro patas parecer melhorar de repente, com o decorrer do dia, então o cão provavelmente tem artrite. Se ele for de uma raça grande como o São Bernardo e tiver menos de seis meses de idade, então o problema pode ser a doença óssea osteodistrofia hipertrófica (HOD), que normalmente acontece nas quatro patas e, às vezes, vem acompanhada de febre.

Outros sintomas

Tome nota de quaisquer outros sintomas que o cão apresente a fim de que o veterinário diagnostique rapidamente a causa do inchaço e da dor na pata do cão. Por exemplo, existem marcas de furos na área inchada? Se sim, isso pode ser sinal de picadas de animais. Ele está vomitando? Está respirando normalmente? Essas são coisas que o veterinário precisará saber.

Emergência

Mesmo que o osso não tenha traspassado a pele, o inchaço e a dor na pata do cão podem ser causados por uma fratura. Ele irá dar sinais de extremo sofrimento, como ficar excessivamente ofegante, gemer, encolher-se, lamber a área, tentar se esconder ou até mesmo entrar em choque, que ocorre quando o cão tem um colapso, e fica tremendo excessivamente, com taquicardia, pulso acelerado e com as gengivas pálidas, sem cor. Se isso acontecer, leve-o ao veterinário imediatamente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...