Inchaço no osso mandibular de um cavalo

Embora os cavalos tenham alguns problemas dentários, o inchaço do osso da mandíbula ou do maxilar não é incomum. Mais comum em cavalos jovens, o inchaço nessa área é frequentemente associado com a erupção de novos dentes; no entanto, existem outras possíveis causas.

Dano ao mastigar

O balanço excessivo da cabeça quando o cavalo está em movimento, a dificuldade em comer e o inchaço ao longo da mandíbula são, muitas vezes, sintomas de osteófitos no osso da mandíbula. Estes ocorrem mais frequentemente no espaço interdental da mandíbula do cavalo. Geralmente causadas por repetidas contusões ao morder, essas esporas normalmente devem ser removidas cirurgicamente. Cavalos montados com contato excessivo são mais suscetíveis a esse tipo de dano.

Trauma

Embora as fraturas do osso equino da mandíbula não sejam comuns, um cavalo que alcança grades de vedação ou outros espaços próximos e, em seguida, puxa de volta, pode repentinamente ferir gravemente o osso da mandíbula. Lesões semelhantes podem ocorrer quando um cavalo puxa sua cabeça para trás em uma cabeçada. Esses inchaços podem demorar várias semanas para desaparecerem; em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.

Abscessos

O inchaço ao longo da mandíbula também pode ser observado quando ocorre abscessos dentários. Respiração fétida e dificuldade para comer são sintomas de um abscesso no dente. Infecções na bolsa gutural também podem levar a um inchaço ao longo do osso da mandíbula.

eHow Brasil
×