Como incluir uma paleta de cores Pantone no Illustrator

Escrito por elizabeth mott | Traduzido por vanessa silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A escala de cores Pantone, desenvolvido pela Pantone em Nova Jersey, fornece um conjunto de cores pré-fabricadas e padronizadas, com base nas fórmulas de tinta que foram criadas para oferecer cores previsíveis para impressão, Web design, plásticos, têxteis e tintas. A Pantone licencia estas cores para uso em softwares, particularmente os de artes gráficas, como o Adobe Creative Suite, no qual as cores Pantones aparecem como amostras selecionáveis pelo usuário, podendo ser aplicadas aos tipos, gráficos e imagens de bitmap. Para usar as opções em documentos do Adobe Illustrator CS5, é necessário carregá-los para torná-los disponíveis dentro do aplicativo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida qual paleta de cores Pantone seu documento exige. O Pantone oferece cores diretas, em processo, metálicas e pastéis concebidas para a utilização quer seja em papel revestido ou não, juntamente com paletas de conversão que traduzem essas cores em cores reais ao fim do processo.

  2. 2

    Abra o painel "Amostras", clicando em "Amostras" no menu "Janelas", se o painel já não estiver visível na tela. Escolha a paleta de que você precisa clicando em "Opções de cores" na opção "Amostras de paletas" no menu "Janelas" ou em "Abrir amostras de paletas" no menu "Amostras". A paleta selecionada será aberta em um painel de amostras independente com o nome da paleta na parte superior. É possível abrir paletas adicionais e manter mais de uma aberta ao mesmo tempo.

  3. 3

    Clique em uma amostra de cor na paleta de cores que você abriu para adicionar a amostra ao painel "Amostras". Observe que esta ação adicionará a cor a todos os itens selecionados ativamente dentro de seu documento, ao mesmo tempo em que adiciona a cor ao painel "Amostras". Uma vez que a cor apareça em seu painel de amostras, sera possível aplicá-la a quaisquer objetos ou elementos em seu arquivo do Adobe Illustrator, clicando em um objeto para selecioná-lo e clicando sobre a amostra, quer seja para preenchimento ou traçado do elemento ativo.

  4. 4

    Clique em uma amostra de cor na paleta que você abriu e, em seguida, mantenha pressionada a tecla "Shift" e clique em outra amostra para selecionar o intervalo contíguo de cores entre a primeira e segunda. Mantenha pressionada a tecla "Ctrl" em Windows, ou a tecla de comando no Mac, ao clicar em amostras adicionais para adicionar uma cor à sua seleção de amostra. Para adicionar uma seleção de múltiplas amostras ao documento, arraste as amostras selecionadas para o painel "Amostras" ou escolha "Adicionar amostras" no menu do canto superior esquerdo do painel que exibe a paleta de cores escolhida.

  5. 5

    Feche o painel de amostras de paletas se tiver terminado de selecionar cores. Depois de aplicar as cores aos elementos do arquivo ou copiar ou arrastar e copiar essas cores para o painel "Amostras", elas permanecerão disponíveis sempre que abrir ou trabalhar em seu documento do Adobe Illustrator.

Dicas & Advertências

  • Para imprimir cores diretas, a sua empresa de impressão carrega uma cor de tinta pré-misturada na prensa. Para imprimir cores em processo, a sua empresa de impressão carrega a prensa com quatro tintas primárias: ciano, magenta, amarelo e preto. Estas tintas se misturam imediatamente na imprensa para produzir uma ampla gama de cores definidas por combinações das cores citadas.
  • Escolha as cores de um guia impresso oficial de cores Pantone para evitar surpresas. A menos que use o gerenciamento de cores ao longo do trabalho, o que se vê no monitor pode ser diferente da real aparência impressa de uma cor específica do sistema Pantone.
  • Se for necessário especificar cores diretas e em processo para diferentes partes de um projeto, obtenha os guias dos dois tipos e compare suas cores lado a lado para escolher as alternativas que mais se assemelham em ambos os sistemas.
  • Certifique-se de que seus guias de referência de cor impressa oferecem resultados confiáveis, verificando a data de seus livros de amostra. À medida que o papel no qual eles são impressos envelhece, as cores podem se distanciar da aparência correta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível