×
Loading ...

Os inconvenientes da disciplina positiva

Jane Nelsen é a autora do livro Disciplina Positiva, o primeiro de uma série sobre educar crianças a serem responsáveis, respeitosas e engenhosas com a disciplina positiva. Embora a disciplina positiva tenha muitos benefícios para crianças e adultos, é possível que alguém sinta que existem possíveis desvantagens. Elas podem incluir o tempo que se leva para disciplinar de forma positiva, a quantidade de prática necessária, possível excesso de permissividade e arrependimento de não usar outros métodos disciplinares.

A disciplina ensina às crianças a diferença entre o certo e o errado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tempo

Uma possível desvantagem da disciplina positiva é o tempo que leva para aprender. A disciplina é a forma como os pais, professores e responsáveis ensinam as crianças. Novas formas de ensinar levam tempo para aprender, experimentar e descobrir como aplicar adequadamente. Se alguém não usou a disciplina positiva no passado, isso pode ser visto como uma desvantagem que dissuadiria algumas pessoas de experimentá-la ou achá-la bem sucedida. A persistência suave, a repetição e a busca do apoio de outros pais ou profissionais que utilizem a disciplina positiva pode ajudar.

Loading...

Prática

A disciplina positiva requer prática para muitas pessoas. Embora alguém possa ler um livro e achar que as ideias são úteis, o teste real vem quando uma criança se comporta mal e precisa de ensino. Colocar a teoria em prática pode parecer uma desvantagem, porque pode ser estranho e demorar várias vezes para ver os resultados desejados de respeito, responsabilidade e desenvoltura. Como qualquer coisa que vale a pena, a experiência da disciplina positiva depende da prática. Este método de disciplina não pode funcionar sem uma extensa prática para muitas pessoas. A pessoa que utiliza o método é a responsável; o próprio método não é a causa do não funcionamento.

Permissividade em excesso

Os pais que usam a disciplina positiva podem facilmente tornar-se permissivos em excesso quando estão tentando descobrir como ela funciona. Alguns podem ver isso como uma possível desvantagem. As crianças talvez sejam autorizadas a fazer coisas que são prejudiciais ou contraprodutivas porque os pais não sabem como aplicar os métodos da disciplina positiva. Cada situação com uma criança é única, e pode ser necessário pedir ajuda, investigar os sentimentos e motivações da criança e esclarecer que limites são necessários para ver resultados positivos.

Arrependimento

Os pais que usam a disciplina positiva podem achar que o arrependimento é uma desvantagem, caso não estejam honrando o que querem para a sua família. A disciplina positiva pode ter resultados positivos. Se um pai acha que não está funcionando e não encontra algo que funcione, é comum surgir uma insatisfação geral com os métodos de educação. É importante avaliar regularmente o que você quer para a sua família, como mensalmente ou até mesmo semanalmente. Se estiver arrependido por ter tentado a disciplina positiva, explore outros métodos que estejam em sintonia com seus valores.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...