on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como incorporar o uso de roldanas a maquetes

Maquetes proporcionam um vislumbre de história e imaginação. O maquetista cria uma representação da vida pequena e tridimensional. O uso de movimento em maquetes é um acréscimo à mágica realista que faz delas uma fascinante forma de arte para todas as idades. Roldanas podem ser usadas em maquetes da mesma forma que são usadas no mundo real -- para transportar carregamentos de navios, para erguer pesados fardos em cenários agrícolas e industriais ou como efeitos técnicos teatrais, para levantar ou abaixar um pano de fundo ou objeto ao mudar a cena.

Instruções

Roldanas em miniatura, nas cores preta, verde, azul e rosa (pulleys image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)
  1. Planeje a cena da maquete para decidir onde a roldana será usada. Faça um desenho com escala no papel milimetrado. A escala mais usada para maquetes é 1:12.

    Loading...
  2. Obtenha as roldanas em miniatura e fios ou cordas. Lojas de ferragens e de artesanatos vendem esses itens. Barbante ou fios de algodão funcionam como cordas em miniatura.

  3. Use uma régua ou fita métrica sobre a cobertura da maquete para encontrar o local exato para a roldana, de acordo com o desenho em escala. Por exemplo, se for necessário uma roldana para erguer um baú a 15 cm da lateral esquerda da maquete -- do ponto de vista do observador -- meça esse comprimento a partir da extremidade esquerda da cobertura da maquete, de modo que ela esteja com o lado que será usado voltado para você. Marque com o lápis, na cobertura da maquete, a localização ideal para a roldana.

  4. Use uma furadeira se a cobertura da maquete for de madeira e um estilete se for de papelão, para fazer uma fenda onde será colocada a roldana. Se estiver construindo uma maquete fechada na frente -- que será selada com vidro ou acrílico -- faça a fenda grande o suficiente para retirar a roldana através do topo da cobertura, caso a corda fique emaranhada ou caia dentro da maquete. Se ela permanecer acessível, fazer um furo apenas para a corda bastará.

  5. Insira um pedaço de corda ou fio através do canal da roldana. Acrescente um gancho em miniatura a uma das extremidades, se necessário. Por exemplo, a corda pode ter um gancho para encaixar em alças de carregamentos. Amarre a extremidade da corda ao objeto que se moverá, caso esse seja o uso desejado da roldana, ou use algum adesivo forte.

  6. Coloque outro pedaço de corda através do anel na parte superior da roldana. Coloque a roldana na posição correta na maquete e insira sua corda na fenda da parte superior da cobertura. Será possível manipular a roldana a partir do topo da cobertura ou encaixar a corda na lateral. Amarre a extremidade da corda da roldana em volta de um carretel de madeira ou cortiça para evitar que ela caia na maquete.

Loading...

O que você precisa

  • Papel milimetrado
  • Lápis
  • Régua ou fita métrica
  • Estilete
  • Caixa de papelão ou madeira
  • Furadeira (caso seja usada uma caixa de madeira)
  • Roldana em miniatura
  • Corda ou fio em miniatura
  • Gancho em miniatura (se necessário)
  • Carretel de madeira ou cortiça

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...